Em Nova York, LBV participa da Reunião de Alto Nível de conselho da ONU

Da redação

06/07/2015 às 15h16 - segunda-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

Nesta quinta-feira, 9, a Legião da Boa Vontade (LBV) foi convidada para um pronunciamento oficial em plenária na sede das Nações Unidas em Nova York, apresentando-se diante de autoridades internacionais presentes, durante a Reunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc). A declaração da Instituição foi transmitida em tempo real pela ONU TV para todo o mundo.

Na ocasião, o representante da LBV nas Nações Unidas, Danilo Parmegiani, afirmou: "Ao longo de 65 anos de experiência no trabalho de base, um aspecto tornou-se muito claro para nós quando o assunto é promover transformação social em escala: somente uma educação eficiente e uma reeducação eficaz podem pavimentar um futuro de prosperidade, dignidade, sustentabilidade e paz. (...) Acima de tudo, esta mensagem da Legião da Boa Vontade destaca a importância do Altruísmo como uma revolução que deve ocorrer nas almas de todas as pessoas, em todos os setores, em todos os sistemas, como um passo fundamental para o sucesso e o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável."

Desde segunda-feira, a Instituição vem participando ativamente da conferência e leva suas recomendações de boas práticas nas áreas de educação, assistência social e desenvolvimento sustentável, com relatório que foi traduzido pela ONU para os seus 6 idiomas oficiais (árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo) e também por meio da revista Boa Vontade Desenvolvimento Sustentável, publicada em quatro idiomas (inglês, francês, espanhol e português).

No segundo dia de evento, a sra. Margarida Izata, diretora de Assuntos Multilaterais do Ministério de Relações Exteriores de Angola, concedeu entrevista aos integrantes da equipe da LBV dos Estados Unidos, e destacou ter sido uma satisfação saber que a Legião da Boa Vontade "está disposta e determinada a partilhar as suas ideias com todo o mundo". Ouça a seguir:

 

 

Confira alguns destaques da participação da LBV ao longo da semana:

Acompanhe informações dos primeiros dias do evento:

O evento se encerra no dia 10, e discute o tema “Administrando a transição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o que é necessário”. Em um momento em que as nações definem prioridades comuns para a resolução dos problemas mundiais, a LBV defende a educação como principal ferramenta para o cumprimento dos objetivos pós-2015, de modo a ser a mais eficiente para a formação de cidadãos plenos e solidários.

A publicação especial encaminhada pela Instituição apresenta ainda a mensagem fraterna e ecumênica de seu diretor-presidente, José de Paiva Netto, intitulada “Altruísmo — uma revolução”, e convida à reflexão: “(...) Coloquemos sempre um pouco de misericórdia, somada ao justo bom senso, no nosso olhar, nas atitudes para com o próximo, conhecido ou não; na interação com o vizinho, seja ele indivíduo ou país. A tão sonhada Paz pode vir também desse entendimento”.

Mais uma vez, a elaboração das recomendações da LBV teve a participação de organizações públicas e privadas e a sociedade civil organizada dos Estados Unidos, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai, que se reuniram para debater o tema “Educando cidadãos sustentáveis” durante o 11º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária — 8ª Feira de Inovações. Trata-se de uma série de eventos promovidos pela LBV ao longo de 2014 e que contou com a presença de representantes locais do Sistema ONU.

LBV na ONU

A Legião da Boa Vontade é uma organização da sociedade civil com status consultivo geral no Conselho Econômico e Social (Ecosoc) das Nações Unidas, desde 1999, e associada ao Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU, desde 1994. Essa condição permite à Instituição participar e contribuir na discussão dos temas de desenvolvimento propostos pelo organismo internacional e seus países-membros.