ONU TV transmite ao vivo pronunciamento da LBV em plenária do Ecosoc

Da redação

10/07/2015 às 16h47 - sexta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

Nesta quinta-feira, 9, a Legião da Boa Vontade (LBV) foi convidada para um pronunciamento oficial em plenária na sede das Nações Unidas em Nova York, apresentando-se diante de autoridades internacionais presentes, durante a Reunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc). A declaração da Instituição foi transmitida em tempo real pela ONU TV para todo o mundo. Assista ao pronunciamento na íntegra:

 

 

Leia a transcrição abaixo:

Muito obrigado, Sr. Presidente [do Ecosoc], por esta oportunidade.

Neste momento de transição dos ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) para a agenda dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), um desafio crucial é mobilizar e preparar todos os cidadãos do mundo para uma mudança profunda de comportamentos e atitudes.

Eu represento a Legião da Boa Vontade (LBV), uma organização da sociedade civil dedicada a promover programas de educação e assistência social que ajudam a reduzir a pobreza e as desigualdades sociais em 150 comunidades de sete países: Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Portugal e nos Estados Unidos.

Ao longo de 65 anos de experiência no trabalho de base, um aspecto tornou-se muito claro para nós quando o assunto é promover transformação social em escala: somente uma educação eficiente e uma reeducação eficaz podem pavimentar um futuro de prosperidade, dignidade, sustentabilidade e paz.

Entre as nossas recomendações compiladas com a contribuição de vários atores sociais durante o 11º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária, na América Latina, destacam-se três ações principais que possibilitam à educação exercer seu papel estratégico na solução de várias questões globais:

1) Garantir a todos o acesso à educação de qualidade;

2) Promover consciência socioambiental, dando às pessoas o acesso a conhecimento e habilidades para estilos de vida sustentáveis;

3) Replicar modelos curriculares com resultados comprováveis, fomentando valores universais, direitos humanos, cultura de paz, espiritualidade ecumênica e o Amor Fraterno.

A LBV utiliza com sucesso uma linha de ensino própria, composta pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, criadas pelo educador Paiva Netto, que propõe uma visão além do intelecto, por meio do empoderamento de "Cérebros e Corações", o que significa unir raciocínio e sentimentos.

Através dessa estratégia educacional, os alunos têm a oportunidade de ficarem longe de comportamentos de risco, aprenderem um forte senso de liderança solidária e tornarem-se agentes de sua comunidade, ajudando a superar questões como a pobreza e a violência.

Nos últimos 5 anos, mais de 1,6 milhão de pessoas foram impactadas pelo trabalho da LBV, o que demonstra o importante papel da sociedade civil para implementar e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Convidamos a todos os ilustres participantes desta conferência para ler a revista Boa Vontade - Desenvolvimento Sustentável, disponível nesta plenária, em que os senhores irão encontrar muitas outras recomendações que visam apoiar o trabalho das Nações Unidas na criação de uma agenda verdadeiramente transformadora e universal.

Acima de tudo, Sr. Presidente, esta mensagem da Legião da Boa Vontade destaca a importância do Altruísmo como uma revolução que deve ocorrer nas almas de todas as pessoas, em todos os setores, em todos os sistemas, como um passo fundamental para o sucesso e o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Obrigado, Sr. Presidente.