Exercícios físicos elevam expectativa de vida de idosos em 5 anos, afirma pesquisa

Além disso, a prática regular de exercícios ajuda a melhorar a qualidade de vida e previne a osteoporose, a depressão e o diabetes.

Karine Salles

18/05/2015 às 17h51 - segunda-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

Shutterstock


Pesquisadores da Universidade de Oslo, na Noruega, divulgaram no British Journal of Sports Medicine estudo que mostra que qualquer tipo de exercício – seja leve ou intenso – tem impacto na expectativa de vida dos idosos. Ainda segundo eles, um dos efeitos no organismo das pessoas da terceira idade que praticam regularmente algum tipo de atividade física é semelhante ao de parar de fumar.

O estudo mostrou que os idosos que realizam 30 minutos de atividade física durante seis dias reduziram em 40% o risco de morte. Além disso, eles tiveram um aumento de vida em 5 anos na comparação com os sedentários. A pesquisa mostrou também que fazer menos de uma hora de exercício leve por semana não tem nenhum impacto. A aposentada Lenir Maria do Prado conta que realiza exercícios funcionais há 8 anos. "Sinto que melhorei 90%, porque tenho ínumeros problemas. Quase não dobrava os braços. E hoje eu melhorei".

O Portal Boa Vontade lembra a você que, para envelhecer com saúde, a atividade física pode ser uma importante aliada, pois evita que o seu desempenho nas tarefas diárias seja comprometido. A prática de exercício físico traz excelentes resultados para que o corpo reaja bem às transformações que passa com o tempo. 

Nesta faixa etária, a atividade física ajuda a fortalecer os músculos, aumentar os movimentos, colabora para que se caminhe melhor e previne doenças como osteoporose, depressão e diabetes. Entre os benefícios conquistados está o contato com outras pessoas, evitando o isolamento, dando mais qualidade de vida aos idosos. Vale lembrar também que qualquer tipo de exercício deve ser feito sempre sob orientação do médico e orientados por um fisioterapeuta devidamente qualificado.

Ao programa Vida Plena, da Boa Vontade TVa monitora de esportes Alessandra Nascimento reforça que a “ideia é trabalhar uma gama de capacidades físicas e estimular exercícios diferenciados o tempo todo, para estimular o sistema cognitivo, neurológico e motor”.  O comerciante Quintino Camacho sente falta quando não pratica exercícios e deixa o recado: "Façam, porque é muito bom".