Aprenda como os exercícios físicos favorecem o sistema circulatório

Wellington Carvalho

10/04/2014 às 20h03 - quinta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h00

As doenças cardiovasculares continuam sendo a primeira causa de mortes no mundo. Todos os anos, mais de 17 milhões de pessoas morrem em decorrência desses quadros clínicos, conforme aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, abandonar o sedentarismo, manter uma alimentação equilibrada e realizar exercícios físicos são fatores preponderantes que garantem uma vida mais saudável.

À Super Rede Boa Vontade de Comunicação (Rádio, TV, Internet e Publicações), o cardiologista Marcelo Durval afirma que, “quando uma pessoa pratica alguma atividade física regularmente, pode diminuir os níveis de pressão arterial, da obesidade e ter uma melhora no condicionamento físico. O coração agradece quando as atividades são feitas, no mínimo, cinco vezes por semana”.

Vale ressaltar que os exercícios físicos não podem ser realizados de qualquer maneira. “Estudos mostram que os infartos acometem mais aqueles que não costumam fazer atividade [constantemente], e de repente resolvem fazer toda a carga  num só dia”, explicou o especialista.

EXCLUSIVO NA WEB
Ao programa Viver é Melhor!, da Boa Vontade TV, o cirurgião vascular Celso Bregalda explicou a importância dos exercícios físicos e quais os mais adequados para a saúde do coração. Assista!