Tradicional Colégio Pedro II comemora 176 anos de fundação

Lisias Macedo

03/12/2013 às 10h52 - terça-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h00

 

Nathália Valério
No início da solenidade, os presentes acompanharam a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Rio de Janeiro, RJ — Ocorreu na noite dessa segunda-feira, 2, a comemoração aos 176 anos do tradicional Colégio Pedro II. A sessão solene, realizada no Salão Nobre do campus no centro da capital fluminense, reuniu docentes, alunos eminentes, pais e atuais alunos.

Nathália Valério
O reitor do Colégio Pedro II, professor Oscar Halac

No início da solenidade, os presentes acompanharam a execução do Hino Nacional Brasileiro, a Banda Fanfarra e o desfile do Pelotão de Bandeiras. O coral dos alunos também se apresentou, abrilhantando o evento em homenagem ao Colégio Padrão do Estado do Rio de Janeiro, criado em 2 de dezembro de 1837, sob a regência de Pedro de Araújo Lima.

Em seu discurso, o reitor do Colégio Pedro II, prof. Oscar Halac, ressaltou a pioneirismo da Instituição de Ensino no que se refere à educação de qualidade. "O Colégio Pedro II é realmente uma escola de vanguarda. Ele consegue ser tradicional e moderno na concepção da palavra ao mesmo tempo. Quando se falava em cotas para negros, o Pedro II já fazia; foi o primeiro colégio a abrir espaço para as mulheres", ressaltou.

Nathália Valério
O professor Flavio de Oliveira Norte, diretor da Unidade Centro.

Em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Comunicação, o diretor da Unidade Centro, prof. Flavio de Oliveira Norte, destacou a importância da festividade, ocorrida no local onde foi construído o primeiro espaço do tradicional colégio: "Há 176 anos era fundado e há 175 nós tínhamos a primeira aula, no dia 5 de março de 1838. Então, isso é motivo de orgulho! (...) É importante entender que só se faz uma sociedade justa através da educação, e nós fazemos isso", comentou o diretor da Unidade Centro, professor Flavio de Oliveira Norte.

O Colégio Pedro II e a Legião da Boa Vontade possuem fortes laços de amizade. No tradicional centro de ensino, estudaram o saudoso fundador da LBV, Alziro Zarur (1914-1979), e o jornalista, radialista e educador José de Paiva Netto, diretor-presidente das Instituições da Boa Vontade, que é Aluno Eminente desse colégio.

Sobre a relação da LBV com o Colégio Pedro II, o diretor do Colégio ressaltou: "Eu agradeço e parabenizo por essa estreita relação que nós temos que não é de hoje, já temos há muito tempo. E isso é muito importante, essa ligação, essa proximidade com a Legião da Boa Vontade, isso é muito bom!", finalizou o professor Flavio Norte.