Brasil empata no fim, mas fica fora do G5 das eliminatórias

O resultado diante do Paraguai, em Assunção, no entanto, não apaga a atuação ruim do time de Dunga.

André Gonçalves

30/03/2016 às 08h20 - quarta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

A Seleção Brasileira sofreu, mas conseguiu empatar com o Paraguai, nesta terça-feira, 29, em Assunção, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. O gol salvador da equipe canarinho — que decretou a igualdade por 2 a 2 — foi marcado no último minuto da partida pelo lateral-direito Daniel Alves. O resultado, no entanto, deixou o Brasil fora da zona de classificação para a competição mundial.

O sabor do empate foi melhor do que o do jogo passado, diante do Uruguai, mas não apaga a atuação ruim do time de Dunga. O primeiro tempo foi marcado por chutões das duas duas equipes. Pelo lado brasileiro, Ricardo Oliveira colocou uma bola no travessão. O Paraguai sufocou o Brasil pelo alto e o goleiro Alisson fez milagres. Antes do intervalo, Lezcano finalizou com liberdade e abriu o placar.

Créditos: Rafael Ribeiro / CBF
A Seleção Brasileira não empolgou e sofreu para arrancar o empate diante do Paraguai. Com o resultado, saiu da zona de classificação das eliminatórias. 

Dunga mexeu na equipe, tirando Fernandinho e colocando Hulk, mas Benítez ampliou para os paraguaios logo no início da etapa final. Para reverter o resultado, o treinador brasileiro lançou Lucas Lima no lugar de Luiz Gustavo. A Seleção ficou sem volantes. Aos 33 minutos, Ricardo Oliveira diminuiu o placar no rebote do goleiro Villar, após chute de Hulk. Os paraguaios recuaram para segurar a vitória. O Brasil foi para o ataque e, mesmo sem organização, foi premiado com o gol de Daniel Alves, já nos acréscimos.

O Brasil jogou com Alisson, Daniel Alves, Miranda, Gil e Filipe Luis; Luiz Gustavo, Fernandinho, Renato Augusto, Willian e Douglas Costa; Ricardo Oliveira. Entraram Hulk, Lucas Lima e Jonas.

O Uruguai lidera as Eliminatórias, com 13 pontos. Equador, Argentina, Chile e Colômbia completam o G5 das Eliminatórias. O Brasil aparece em sexto, com 9 pontos, e hoje estaria fora da Copa do Mundo pela primeira vez na história. A próxima rodada será realizada somente em setembro, quando a Seleção Canarinho visita o Equador.