Quatro dicas para valorizar seu currículo; cursos são boas alternativas

Wellington Carvalho

10/04/2015 às 17h47 - sexta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

Está difícil encontrar uma vaga no concorrido mundo do trabalho? Segundo empregadores, o que favorece a (re)inserção ao mercado é a qualificação. Dentre as empresas do Brasil que atuam no segmento de extração e transformação, por exemplo, 65% sofriam com a falta de pessoal qualificado em 2013, como apontou uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Veja quatro dicas para buscar um bom lugar no mercado de trabalho. =)

Estudo

Ao programa Comando da Esperança*, da Super Rede Boa Vontade de Rádio (1230 AM), o consultor organizacional Luiz Gasparetto explica que, diante dessa situação, “um destaque sempre facilita a contratação ou uma promoção eventual” — o que já não é possível somente com um diploma do Ensino Superior. De acordo com ele, hoje temos uma facilidade muito grande de acesso às faculdades. Portanto, isso deixou de ser um diferencial importante. “Atualmente, as empresas esperam que o candidato tenha, no mínimo, uma pós-graduação ou um curso de MBA para cargos de chefia.”

Idiomas

Para o especialista, aperfeiçoar a experiência com alguns cursos é uma vantagem na hora de apresentar o currículo. Dentre os que pesam na apresentação, como os de idiomas, Gasparetto explica que o inglês é imprescindível, já que é uma língua universal; sem ele, uma carreira promissora numa empresa de grande porte fica mais difícil. Já o espanhol não está sendo exigido tanto quanto há certo tempo, quando o Mercosul estava mais “agitado”. E oferece outra dica: “a língua em maior evidência é o chinês, já que a China, de uma certa forma, está começando a dominar o mercado mundial, apesar de suas dificuldades”.

Divulgação
Consultor organizacional Luiz Gasparetto.

Gasparetto explica ainda que não há uma idade específica para começar os cursos de idiomas. E é até viável que seja ainda enquanto na escola, pois estudos mostram que aprender outras línguas é mais fácil quando criança. “Os pais têm que se preocupar, pois elas aprendem com mais facilidade. Então, é bom que se ofereça esse incentivo, essa possibilidade. Cursos de idiomas e informática já podem ser feitos desde cedo”. Por isso, atenção pais: incentivar os pequenos na descoberta 

Tecnologias

O conhecimento mínimo de informática é outro agregador fundamental para o currículo. Mas, o consultor organizacional ressalta que, considerando-se a aquisição mais facilitada do computador, muitas pessoas conseguem aprender sozinhas a utilizar os programas mais comuns, não necessitando realizar cursos. Se houver a necessidade dele e o tempo não estiver tão favorável, a modalidade à distância é uma opção que pode ajudar — e para qualquer curso.

Muitos ainda podem temer os cursos à distância, já que ele foi enxergado como inferior ao presencial há alguns anos. No entanto, essa possível recusa deve ser repensada, já que “eles estão adquirindo uma qualidade muito grande com professores que já atuavam em cursos presenciais. Exigem do aluno um pouco mais de dedicação, um pouco mais de persistência e disciplina, mas, com certeza, têm a mesma qualidade”, pondera Gasparetto.

Prepare o currículo para a oportunidade 

Não há momento para parar de buscar conhecimento. Até porque, a própria vida é um constante aprendizado, não é? Quanto mais sabemos, mais preparo adquirimos. Mas, na hora de apresentar seu currículo, não são todos os cursos e experiências que você deve incluir. Afinal, pode ser que o curso ou especialização que realmente importa se perca no meio de outros e não salte aos olhos do recrutador. “Deve-se colocar os cursos que dizem respeito ao cargo que se candidata. Por exemplo, se tenho especializações na área de informática, mas vou trabalhar numa área de gastronomia, não preciso colocá-las no currículo”, destaca o consultor organizacional.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado. Afinal, um bom currículo é a porta de entrada para o emprego. E que você tenha sempre uma boa sorte em sua carreira profissional! =)
____________________________________________
*Pela Super Rede Boa Vontade de Rádio (1230 AM), o programa Comando da Esperança vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h. Para outras informações, ligue: 0300 10 07 940 (custo de uma ligação local + impostos).