GUIA DA BIENAL: saiba as novidades e atrações da 24ª edição do evento

Nathan Rodrigues

25/08/2016 às 08h31 - quinta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h08

Em sua 24ª edição, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo trabalha o tema "História em todos os sentidos", oferecendo uma abrangente programação cultural, que mescla literatura, gastronomia, cultura e muuuita diversão. Os organizadores esperam que o Pavilhão de Exposições do Anhembi receba, nos dias de evento, mais de 700 mil visitantes.

Arte: Rodrigo Bosso Gallo

Para você ficar por dentro de tudo o que acontece neste importante evento ~ não dá para ficar de fora, né? ~, o Portal Boa Vontade preparou um super guia, listando novidades e as principais atrações desta edição.

Guarde espaço na estante

Vivian R. Ferreira

Os best-sellers do jornalista e escritor Paiva Netto podem ser adquiridos nos estandes da Livraria Saraiva (Ruas E e F), da Top Livros (Ruas C e D) e da Queen Books (Ruas N e J).

A Bienal de SP é uma ótima oportunidade para que você aumente a sua coleção de livros. Será possível encontrar vários títulos em promoção, além da lista considerável de lançamentos. E fica aqui a nossa dica: tenha em sua estante os best-sellers do jornalista e escritor Paiva Netto. Os títulos Jesus, a Dor e a origem de Sua Autoridade — O Poder do Cristo em nós!, Jesus, o Profeta DivinioReflexões da AlmaComo vencer o sofrimento e Ao Coração de Deus estarão à venda nos estandes da Queen Books (Ruas N e J), da Livraria Saraiva (Ruas E e F) e da Top Livros (Ruas C e D).

Estudioso dos temas bíblicos há quase seis décadas, Paiva Netto é um dos maiores pregadores da atualidade. Suas obras oferecem aos leitores uma valiosa e original perspectiva para elucidar questões da vida humana pelo prisma da Espiritualidade Ecumênica. Suas publicações já foram traduzidas para mais de 25 idiomas, além de textos em braile, e estão entre as mais vendidas em eventos literários.

Que história é essa?

Lucian Fagundes
    

As atividades culturais desta edição serão norteadas, como já destacamos, pelo eixo "História em todos os sentidos". A intenção é simples: proporcionar ao público maneiras únicas de aproveitar uma história. Não basta ler, é preciso ver, ouvir, sentir e experimentar aquele enredo. Não à toa, a Bienal oferecerá uma série de ações e espaços que buscam esse propósito.

Na infância, por exemplo, uma das técnicas mais eficazes para estimular o gosto pela leitura e desenvolver a imaginação dos pequenos é a contação de histórias. No BiblioSesc, as crianças podem vivenciar as aventuras de um livro, combinando a leitura de livros com espetáculos musicais e números circenses. Uma estratégia muito interessante, não?

Como fazer com que as crianças se interessem pelos livros

Bienal das crianças

Mauricio de Sousa será, mais uma vez, homenageado num evento literário. No ano passado, no Rio, foi congratulado por promover e incentivar a leitura. Na Bienal de SP, o espaço infantil levará o seu nome.

Outra área que promete chamar a atenção da garotada ~ e de outros públicos, por que não? ~ é o Espaço Mauricio de Sousa. A seção, uma homenagem ao criador da Turma da Mônica, disponibilizará diversas atividades recreativas, como brincadeiras, teatro de fantoches, pinturas e desenho. E tem mais: os visitantes poderão acompanhar o processo integral de personalização e produção de um livro e ainda customizar o seu próprio avatar por meio de um toten interativo.

Neste mesmo local, haverá ainda uma exposição sobre os 80 anos do cartunista. Não deixe de conferir, hein?

Mesclando universos

A literatura pode fazer uma tabelinha perfeita com diversos segmentos. Tem alguma dúvida? Então visite o espaço Cozinhando com palavras. O local é dedicado à arte da Gastronomia, relacionando-o, é claro, ao universo editorial. Grandes chefs estarão presentes e colaborarão em discussões sobre livros da área, aulas show e outras atividades.

Arte versada e no varal

Uma das grandes atrações desta edição da Bienal de SP será a seção Cordel e Repente. Idealizado pela Câmara Cearense do Livro, o espaço buscar dar visibilidade à rica literatura regional, convidando o público a conhecer um pouco mais sobre dois dos principais movimentos artísticos culturais do Nordeste.

Encontro marcado

Encontrar-se com o seu autor favorito não é uma tarefa muito fácil. Na Bienal, isso pode acontecer! O maior evento literário da América Latina proporciona uma série de iniciativas para que você tenha contato com grandes nomes da literatura nacional e internacional. Nesse sentido, destacam-se dois espaços. O Salão de Ideias e o Arena Cultural dedicam-se em promover debates entre escritores, pensadores e artistas sobre diversos temas de relevância social e cultural.

Além disso, na Arena de Autógrafos, você poderá marcar a sua obra literário com a assinatura de seu autor. Legal, né? E dessa vez não terá nem a preocupação de enfrentar looongas filas. Só ficar ligado à distribuição de senhas no site da Bienal e no Facebook do evento. Confere rápido porque o número é limitado. :)