Tabaco poderá matar 8 milhões de pessoas até 2030

Karine Salles

30/05/2014 às 20h59 - sexta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h01

A Organização Mundial da Saúde (OMS), alertou que a epidemia global do tabaco pode matar 8 milhões de pessoas por ano em todo o mundo até 2030, se as autoridades não fizerem nada para combater o problema. Segundo especialistas, mais de 80% dessas mortes, que poderiam ser evitadas, acontecerão em países de média e baixa rendas.

COMBATE

A declaração foi feita para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado neste sábado, 31 de maio. Atualmente, 6 milhões de pessoas perdem a vida por usar produtos derivados do tabaco. Desse total, 10% são fumantes passivos.

Para combater a epidemia, a campanha 2014 da OMS quer que os governos aumentem os impostos sobre os produtos derivados do tabaco para reduzir o consumo. Segundo Adriana Bacelar Gomes, consultora da Organização Pan-Americana de Saúde,"estudos comprovam que essa medida realmente é a mais efetiva para você conseguir ter uma redução de consumo. No momento em que você aumenta os impostos sobre os produtos de tabaco, você tem também a redução dos fumantes".

O aumento de impostos pode ajudar a salvar 11 milhões de vidas nos próximos três anos. A OMS quer também uma mobilização da sociedade civil para pressionar os seus governos a agirem nesse sentido. O objetivo do Dia Mundial Sem Tabaco é contribuir para a proteção não só contra os efeitos arrasadores do consumo, mas também pelas consequências sociais, ambientais e econômicas associadas a ele.