SAÚDE FEMININA: Saiba como se cuidar em todas as fases da vida

Estudos apontam que as mulheres são as que mais procuram o médico para um checkup; especialistas apresentam dicas importantes

Karine Salles

05/03/2015 às 16h10 - quinta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h00

Shutterstock

Já diz o velho ditado que "é melhor prevenir que remediar". Os cuidados com a saúde, de modo geral, são de extrema importância em qualquer faixa etária. Para as mulheres, a preocupação é ainda maior. Estudos apontam que elas são as que mais procuram o profissional da saúde para um checkup.

Mesmo assim, não são todas que sabem o que é uma análise detalhada ou quais exames estão contemplados nessa bateria de cuidados. Segundo o ginecologista Marcelo Steiner, em entrevista ao Portal Boa Vontade, realizar esses exames é "estar à frente da doença e já pensando em uma prevenção".

As preocupações mudam de acordo com a fase da vida. Para o dr. Marcelo, "[a idade] vai definir a prevalência das doenças que vão acontecendo". Sem contar que, com a idade, os riscos vão aumentando; "então, em cada década, devem ser incluídos novos exames, não deixando de fazer os que você normalmente faz", orientou. Outra recomendação é ter hábitos de vida saudáveis.  "Deixar de lado o sedentarismo e o tabagismo", como o dr. Marcelo, além de uma alimentação saudável. 

ADOLESCENTES

As adolescentes, geralmente, procuram o ginecologista depois da primeira menstruação. A quem pense que a visita a esse profissional só deve ser feita quando se tem uma vida sexual ativa, mas não é bem assim. O ginecologista Marcelo alerta que o sistema reprodutor feminino pode sofrer complicações a partir da primeira menstruação e, por isso, precisa de um acompanhamento médico especializado. Ele aponta que existem "as alterações do corpo, a irregularidade menstrual, que, no início, é 'bagunçada'".

Shutterstock

É necessário investigar com atenção alguns antecedentes familiares, o estilo de vida, os hábitos alimentares, o trabalho, o tabagismo, a obesidade. Portanto, o checkup deve ser uma ferramenta individualizada de prevenção de doenças. Exames como um simples hemograma, que muitas vezes pode detectar uma anemia ou outras variações, são essenciais.

FASE ADULTA

Mais para frente, aos 30, 40 anos, são pedidos exames mais detalhados, como o da tireoide e do colesterol, pois, no futuro, a mulher pode ter doenças cardiovasculares. E é nesse momento que se deve fazer a prevenção. Depois dos 30, ela começa a fazer uma série maior de exames para avaliar o funcionamento do organismo. "A mulher com 40 anos tem que começar a fazer mamografia, também para prevenção do câncer de mama. No período da menopausa, ela faz os exames de prevenção, como o Papanicolau; a mamografia; a densitometria óssea, para ver osteoporose; exames de sangue; colonoscopia, que é para verificar câncer de intestino."

MENOPAUSA

Ao longo de toda a vida, a mulher passa por muitas transformações. Mudanças que são marcantes. No organismo feminino, um grande marco é a menopausa, que ocorre em torno dos 50 anos. Esse grupo etário já tem que começar a ficar atento para riscos de doenças cardiovasculares. Esse é um período em que o especialista também começa a orientar a mulher para hábitos de vida mais saudáveis.

Mas os exames femininos não se resumem apenas aos ginecológicos. O checkup vai além deles. O ideal é consultar também um clínico-geral ou um cardiologista para exames complementares, como hemograma, glicemia, colesterol, triglicérides, ácido úrico e urina.