Não permita que o calor intenso prejudique sua saúde

Wellington Carvalho

19/01/2015 às 11h41 - segunda-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04


A Secretaria Estadual de Saúde informou nesta terça-feira, 20, que 25 pessoas são internadas por dia nos hospitais públicos de São Paulo por desidratação. O documento ressalta ainda que o problema tende a se agravar em períodos de extremo calor.

De acordo com o balanço, em 2013, as unidades de saúde públicas do Estado registraram 9.043 internações por desidratação. As maiores vítimas do problema são crianças e adolescentes de até 14 anos, que representam 37% dos casos. Neste grupo, as crianças de um a quatro anos são as mais afetadas, já que se desidratam com mais facilidade.  

Diante das altas temperaturas registradas nos últimos dias, é muito importante que a atenção à saúde seja mantida. Portanto, hidrate-se constantemente!. Afinal, o funcionamento do organismo depende de água. As reações químicas, a respiração, a circulação, o funcionamento dos rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, a pele, enfim, tudo que é necessário para manter a vida. 

"A água aumenta o volume de sangue. Com esse aumento do volume sanguíneo, os nutrientes que são carregados por ele serão mais bem distribuídos. Ela faz a limpeza do nosso organismo. Joga as toxinas fora, eliminando o excesso de minerais como sódio, por exemplo. Ela é muito importante para fazer toda a regulação do nosso corpo", afirma a nutricionista Andréia Carrara ao Portal Boa Vontade.

A ingestão diária deve ser suficiente para a saúde plena do organismo. O nutrólogo Durval Ribas, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, classifica como mito essa história de que cada pessoa deve ingerir 8 copos de água por dia, ou o equivalente a 2 litros. Segundo ele, "quem pede a quantidade de água que devemos ingerir é o próprio organismo. Evidentemente que quando sentimos sede buscamos por água".

A pessoa que não se hidrata adequadamente, explica o especialista, terá prejuízo em todos os sistemas do organismo. "É fundamental que a cada duas ou três horas a gente faça a ingestão de algum líquido, não necessariamente água. Os sucos naturais e a água de coco também são muito bem-vindos."

Além da hidratação, o Portal Boa Vontade oferece outras dicas para se cuidar durante os dias quentes:
— Evite sair de casa no início da tarde, período em que a sensação térmica fica mais elevada;
— Sempre que sair de dia, passe protetor solar com Fator de Proteção (FPS) 30, no mínimo;
— Leve uma garrafinha de água junto com você;
— Utilizar roupas frescas, feitas de algodão, e não muito justas também ajuda;
— Na volta pra casa, para maior proteção de sua pele, não tome banhos muito quentes. Além disso, passe hidratante constantemente.
— Refeições leves, nas quais prevaleçam legumes e frutas, ainda devem ser promovidas.

_______________________________________
*Colaboração: Karine Salles.