Durante o outono, os cuidados com a pele devem ser redobrados

Mesmo nos dias 'cinzas', típicos da estação, é preciso usar protetor solar diariamente, pois a emissão de raios ultravioleta é ininterrupta

Karine Salles

21/03/2016 às 22h16 - segunda-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h00

Lukáš Patkaň/SXC
 


A pele merece o máximo de atenção possível em todas as estações do ano, afinal, ela é muito frágil e delicada. Os cuidados devem ser sempre os mesmos e, por mais que pareçam simples, sempre fazem a diferença. Nestes meses do outono, a pele está mais sujeita a sofrer ressecamentos e rachaduras. Mesmo nos dias 'cinzas', típicos da estação, é preciso usar protetor solar diariamente, pois a emissão de raios ultravioleta é ininterrupta.

Ao Portal Boa Vontade, a dermatologista Fabiana Salazar Posso, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirmou que, para esta estação, é necessário evitar os longos banhos quentes, o excesso de sabonete e os produtos à base de álcool. "Como fica mais frio, é bom evitar o banho muito quente. É melhor, em vez de tomar banho de manhã, tomar no meio do dia, assim, não será necessário usar a água muito quente. Então, o banho morno e rápido é o essencial para evitar o ressecamento da pele", orientou.

A dermatologista lembra que, quando tomamos banho muito quente, é levada embora toda a oleosidade natural da pele. Ela fica extremamente ressecada. Além disso, Fabiana alerta que as pessoas devem dar preferência aos sabonetes líquidos, pois deixam menos resíduos e são menos abrasivos. "É preciso evitar buchas e esponjas. Usar os sabonetes em dobras, pés e genitais. Não precisa ser usado no corpo todo", disse.

Outro cuidado é com a hidratação. "Após o banho, a pessoa deve se enxugar e, enquanto a pele está úmida, aplicar um hidratante em todo o corpo". Segundo a dermatologista, "para evitar o ressecamento, indicamos hidratantes a base de ureia ou a base de lactato de amônia, que são substâncias que hidratam e mantêm a pele hidratada por mais tempo".

CABELOS IMPECÁVEIS

Os cabelos também merecem atenção especial nesta época do ano. De acordo com a dermatologista, os cuidados são basicamente os mesmos dos da pele. "Água quente também pode provocar queda de cabelo, como ocorre no rosto. A pele do couro cabeludo fica mais oleosa se lavada com a água muito quente. Aí, serão formadas as caspas e a dermatite seborreica, o que favorece a queda", explicou.

USO DO PROTETOR SOLAR

"O protetor tem que ser usado todos os dias, faça chuva ou faça sol. Acordou, lavou o rosto e já passa protetor solar", indicou. A dermatologista Fabiana explicou que ele deve ser reaplicado durante o dia, porque a pele vai absorver. E que, diariamente, ele seja passado nas áreas expostas a luz.