Ar-condicionado e umidificador podem ser grandes vilões

Sem os devidos cuidados, esses aparelhos podem trazer complicações para a saúde e agravar o quadro de doenças respiratórias.

Karine Salles

10/02/2014 às 17h06 - segunda-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h00

Shutterstock

Nestes dias de bastante calor e temperaturas altas, muitas vezes a solução encontrada para amenizar e refrescar o ambiente é o uso do ar-condicionado e do umidificador, para deixar o ambiente agradável e fresco. Mas, mesmo nos dias quentes e amenos, eles podem se tornar vilões, se não usados corretamente. Isso porque, sem os devidos cuidados, esses aparelhos podem trazer complicações para a saúde e agravar o quadro de doenças respiratórias.

Para evitar que eles causem prejuízos à saúde, alguns cuidados devem ser tomados. "O ar-condicionado, de fato, nessa época do ano, é fundamental. Ele é um herói. O principal problema é que, além de ele resfriar o ar, resseca o ambiente e as vias aéreas, podendo causar uma situação de incômodo, como uma rinite. E em pessoas que já têm problemas como asma ou bronquite, eles podem ser agravados. Quanto mais frio é colocado, mais o ar vai ficar seco", explicou o pneumologista Frederico Fernandes, diretor-científico da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, em entrevista ao Portal Boa Vontade.

Além de estar num ambiente fechado, onde as chances de se contrair uma doença são maiores — a exemplo dos resfriados, das pneumonias, das conjuntivites, rinites, asma e alergias respiratórias —, se ele não for higienizado adequadamente, pode provocar e agravar essas doenças. "Quando o ar-condicionado não está limpo, ele acumula no seu sistema restos de bactérias, mofos e fungos. Na hora que ele é acionado, tudo isso é jogado para o ambiente e inalado pelas pessoas. Isso desencadeia nas vias respiratórias uma reação inflamatória, que pode ser de um nariz entupido a um grave inflamação pulmonar".

Shutterstock

Especialistas afirmam que uma opção de minimizar os problemas causados pelo ressecamento do ar é utilizar recursos que ajudem a umidificar as vias respiratórias, como os panos molhados, baldes com água e os umidificadores. Porém, quando usados em excesso podem causar mais danos à saúde do que benefícios.

Ele só pode ser mantido ligado no mesmo ambiente por, no máximo, três horas, do contrário, tornará o ambiente muito úmido e propício à formação de mofo e bolor, tão prejudiciais para a saúde respiratória quanto o ar seco. Além disso, o aumento acima de 60% da umidade favorece os ácaros. "Na hora de usar o umidificador, devemos esvaziar o reservatório, secar e higienizar. Pois, no reservatório de água, também pode haver proliferação de bactérias, mesmo problema de um ar- condicionado malcuidado". O pneumologista Frederico Fernandes lembra que o melhor a fazer é ventilar a casa o máximo possível e beber água em abundância.