Alimentos orgânicos chegam a ter 69% a mais de antioxidantes

Wellington Carvalho

04/09/2014 às 14h48 - quinta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h02

Para ter uma alimentação balanceada, é necessário consumir diariamente porções de frutas, legumes e hortaliças, de modo que a saúde do corpo seja sempre garantida. E os alimentos orgânicos são ótima alternativa para isso, já que são cultivados em solos equilibrados e ricos em nutrientes, sem que haja qualquer tipo de produto químico envolvido na produção.

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido, constatou que o nível de antioxidantes nos alimentos produzidos sem pesticidas sintéticos, por exemplo, chega a ser 69% maior que nos cultivos que usam agrotóxicos, geralmente industriais.

De acordo com a nutricionista Carolina Baccei, além dos antioxidantes, os alimentos orgânicos “têm uma concentração maior de vitaminas e minerais. Quando uma pessoa muda a alimentação e passa a consumi-los, consegue sentir uma melhora muito rápida na saúde”, conforme declarou em entrevista ao programa Vida Plena*, da Boa Vontade TV (canal 20 da SKY).

Ainda é possível unir o útil ao agradável, já que os orgânicos podem ser produzidos em casa com o apoio de materiais recicláveis, a exemplo de garrafas plásticas. Assim, além do cuidado com o bem-estar do corpo, há também a promoção da saúde do planeta, visto que resíduos que poderiam ser desprezados na Mãe Natureza passam a ser reutilizados.

A herborista Silvia Jeha ensina como produzir seus temperos e hortaliças em uma horta vertical, por meio das garrafas que iriam para o lixo, aproveitando espaços que, aparentemente, não são tão favoráveis, como apartamentos. Assista!

 

*O programa Vida Plena vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 10 horas, pela Boa Vontade TV (canal 20 da SKY). Para outras informações, ligue: 0300 10 07 940 (custo de uma ligação local + impostos) ou acesse a página da Boa Vontade TV.