Tire suas dúvidas sobre a votação nas eleições 2014

Da redação

28/10/2016 às 18h03 - sexta-feira | Atualizado em 30/10/2016 às 16h44

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado brasileiro cresceu 5,17% nos últimos quatro anos, saltando de 135.804.433 votantes, em 2010, para 142.822.046 eleitores.


O segundo turno das eleições 2016 ocorrerá neste domingo, 30 de outubro, em 57 cidades de 20 estados, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, os eleitores de 18 capitais vão escolher os prefeitos para os próximos quatro ano. Os mandatos começarão em 2017 e serão concluídos no fim de 2021.

Por meio do voto, cada cidadão pode fazer uso de seu dever democrático, garantido pela Constituição Federal, oferecendo chances de que autoridades políticas exerçam o cuidado com o povo nas várias esferas da vida coletiva, como saúde, educação, mobilidade urbana ou sustentabilidade. Daí a importância de cada um estar convicto em quem realmente deposita sua confiança, tendo plena certeza de que seu candidato inspira comprometimento com as necessidades dos brasileiros. É um momento importante para exercer a cidadania.

Para tirar suas dúvidas sobre como ocorre a votação, a exemplo dos documentos necessários, acessibilidade, voto em trânsito, entre outras questões, o Portal Boa Vontade conversou com a sra. Eliana Passarelli, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE), que orientou aos eleitores sobre dúvidas úteis para o dia da votação. Confira!

+ Quem deve votar?
+ No dia da eleição, o que é proibido por Lei no ambiente de voto?
+ Os partidos políticos poderão fiscalizar a votação e a apuração?
+ Quais os documentos necessários para o dia da votação?
+ Os eleitores que estão fora da cidade ou do Estado podem votar?
+ O que acontece quando um eleitor vota em branco ou anula o voto?
+ Eleitores que estão fora do Brasil podem votar?
+ Como saber os números de tantos candidatos na hora de votar? Pode levar cola?

_______________________________________
*Com informações da Agência Brasil.