Templo da Boa Vontade recebe exposição de artista plástica da República Tcheca

José Gonçalo

24/04/2014 às 16h24 - quinta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h00


José Gonçalo

Da esq. à dir.: jornalista Gilberto Amaral; Exmo. sr. Jiří Havlík, embaixador da República Tcheca no Brasil; Paulo Medeiros, administrador do Templo da Boa Vontade;  artista Lucie Jindrák; e Viktor Dolista, primeiro-secretário Chefe de Missão Adjunto e Cônsul da Embaixa da República Theca em Brasília.

Teve início na noite desta quinta-feira, 24, na Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade, a exposição Diário de viagem de Lucie Jindrák Skřivánková: Praga/Brasília. A mostra é o resultado da forma com que a artista plástica escreve seu diário de viagens, por meio de uma obra interativa e virtual, que se orienta na comparação artística e na arquitetura dos países tão diferentes, como a República Tcheca e o Brasil.

O público poderá conferir uma coletânea de quadros pintados a partir da experiência brasileira, encontrada na inspiração dos tesouros arquitetônicos de Oscar Niemeyer. Em suas mais recentes pinturas aparecem os edifícios modernistas mais importantes do Brasil e também de Praga, como o Pavilhão da Checoslováquia (Expo, Bruxel 1958), Intercontinental Hotel, o edifício do antigo Parlamento Federal e muito mais. A exposição tem a curadoria de Susanna Horvatovičová.

CERIMÔNIA MUSICAL

José Gonçalo
Trio Smetana, da República Tcheca.

A abertura da mostra contou com a participação do Trio Smetana, fundado em 1934, pelo lendário pianista tcheco Josef Páleníček. O trio é hoje um dos mais prestigiados conjuntos da atualidade. Os seus integrantes atuais dão continuidade ao ideal criado pelos seus antecessores e por outros significantes solistas da arte de interpretar do século 20, que se cruzavam no campo da música de câmara (Oistrach, Rostropovich, Richter, Stern, Rose, Istomin). Todos solistas tchecos de renome, eles demonstram que o principal requisito para o sucesso de um trio de qualidade é uma perfeita capacidade solista dos seus elementos.

WORKSHOP 

Gustavo Henrique Lima

No último dia 22 de abril, a artista ministrou workshop sobre a técnica, que combina pintura e arquitetura, na qual utilizou nanquim, colagem, guache e papéis, na Galeria de Arte do TBV.

Prestigie! A exposição poderá ser visitada entre os dias 25 de abril e 15 de maio, das 8h às 20 horas. A Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade está localizada no SGAS 915, Lotes 75/76, Brasília/DF. Para outras informações, ligue: (61) 3114-1070.

SERVIÇO

Exposição: Diário de viagem de Lucie Jindrák Skřivánková: Praga/Brasília
Local: Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade
Endereço: SGAS 915, lotes 75/76 – Brasília, DF
Visitação: de 25 de abril a 15 de maio
Horário: de 8h às 20h
Entrada: Franca
Classificação: Livre
Informações: (61) 3114-1070.