Seleção Brasileira de Karate visita Centro Educacional no Rio de Janeiro

Rafael Araújo

27/02/2014 às 10h39 - quinta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h00

Priscilla Antunes
Seleção Brasileira de Karate foi recepcionada pelo Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, formado por crianças atendidas pela LBV.

Em uma semana muito especial, ao comemorar seu 18º aniversário promovendo Solidariedade ao próximo, o Centro Educacional José de Paiva Netto, localizado em Del Castilho, zona norte do Rio de Janeiro, RJ, recebeu nesta quinta-feira, 27, a Seleção Brasileira de Karate. A delegação é a atual campeã sul-americana e pan-americana e conta com dez atletas de diversos Estados do País.

 

A visita dos caratecas contou com cobertura ao vivo do programa Momento Esportivo, na Super Rede Boa Vontade de Rádio e é uma parceria da Legião da Boa Vontade e da Super Rádio Brasil — AM 940, emissora da Super RBV, com a Confederação Brasileira de Karate, Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ), Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prime Esportes e Boomboxe.

Foi perceptível a emoção de cada atleta durante a visita pelo Centro Educacional José de Paiva Netto. Aos microfones da Super Rede Boa Vontade de Comunicação (Rádio, TV, Internet e Publicações), o presidente da Federação, Juarez Santos, destacou a importância do contato do jovem com o esporte desde cedo. “Fiquei muito emocionado com o que vi, pois o primeiro momento no caratê é a formação do caráter. E a LBV faz esse papel com o judô. Daí pra frente aparece o cidadão de bem. O sucesso no esporte é consequência”, destacou.

Para o técnico da Seleção Brasileira de Karate, Ricardo Aguiar, os atletas brasileiros têm motivos de sobra para comemorar. “O caratê é um esporte em evolução. Ter a LBV como parceira é só mais um fator motivacional”. Na delegação que se encontra no Rio, há dois campeões: Douglas Brose e a campeã Pan-Americana de Karate, Isabella dos Santos. Títulos que viraram sinônimo de favoritismo para os Jogos Sul-Americanos no mês que vem. “Com a estrutura de hoje, estamos preparados para o ouro”, enalteceu Douglas Brose.

Favoritos ou não, com ou sem títulos, a visita da Seleção Brasileira de Karate mostrou a todos que o esporte é o caminho para o Bem. Mensagem que o aluno Caio Louback, praticante de judô, vai levar para toda a vida. “Com disciplina, eu posso realizar o meu sonho de um dia defender o Brasil em um dos Jogos Olímpicos”.

Reproduções
Reprodução da divulgação com textos e fotos, feita no site da Confederação Brasileira de Karate sobre a ação.

Ainda durante a visita, a delegação conversou com as crianças de baixa renda moradoras de Manguinhos e da Fazendinha, comunidades que contam com a atuação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Além do bate-papo, durante a visita eles mostraram aos jovens as salas de artes marciais utilizadas para a prática de caratê e de jiu-jítsu. Temas como saúde e maneiras de superar o cotidiano para alcançar uma vaga na Seleção Brasileira foram debatidos entre os profissionais do esporte e os que estão aprendendo.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Karate, Luiz Carlos Nascimento, as parcerias são importantes principalmente para as crianças. "A nossa intenção, nessas visitas, é apoiar projetos como este desenvolvido pela LBV, pelo Governo [do Rio], pela FKERJ e pelas empresas privadas parceiras na divulgação; e ajudar o caratê do Brasil, mostrando para os jovens que o esporte é de fato uma ferramenta poderosa de transformação social e econômica."

A bagagem da delegação brasileira carrega diversos títulos internacionais, como o campeão Mundial de Karate no Kumite +60Kg, Douglas Brose, e da carioca campeã Pan-Americana de Karate no Kumite +68Kg, Isabella dos Santos.

Os atletas ficam no Rio até o próximo dia 4 e seguem para os Jogos Sul-Americanos, que serão realizados de 7 a 18 de março em Santiago, no Chile.