Nível do Rio Acre sobe e atinge recorde histórico

Agência Brasil

02/03/2015 às 14h51 - segunda-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

Ciopaer/ Agência de Notícias do Acre

Vista aérea de região afetada no Acre.

O nível do Rio Acre subiu 45 centímetros nesta segunda-feira, 2, e ultrapassou o recorde histórico registrado em 1997, quando alcançou 17,66 metros. O nível das águas na capital acriana chegou a 17,96 metros, segundo o Sistema de Monitoramento Hidrológico da Agência Nacional de Águas (ANA). Diante da situação, a prefeitura de Rio Branco decretou estado de calamidade.

Segundo o meteorologista Ricardo Dala Rosa, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), as chuvas nos países vizinhos, em especial na Colômbia, no Peru e na Bolívia, estão influenciando no aumento do nível dos rios na Amazônia

Ainda de acordo com o especialista, o período chuvoso agrava a situação: "Quando se tem superávit de chuva na estação seca, isso não é muito preocupante. Mas, quando ele se prolonga também na estação chuvosa, isso significa que há grandes volumes de água caindo nessa região. E essa água vai, via de regra, ganhar os cursos de água e elevar os níveis dos rios".

A situação regional já tem quase 11 mil famílias afetadas, e altera a rotina da população. Na região do Alto Acre, o nível do rio começa a baixar em Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri. Nessas cidades, muitas famílias começaram receber kits de limpeza para higienizar suas casas e deixar os abrigos públicos.