Levantamento do Ministério da Saúde aponta 199 municípios em situação de risco para dengue

É preciso que a população reserve pelo menos 15 minutos para inspecionar a casa e remover todo e qualquer tipo de utensílio que possa acumular água.

Karine Salles

27/11/2015 às 18h47 - sexta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

De acordo com informações do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde, 199 cidades do Brasil estão em situação de risco de dengue e 655 em alerta, incluindo sete capitais: Aracaju, Belém, Cuiabá, São Luís, Porto Velho, Recife e Rio de Janeiro.

Por isso, o Portal Boa Vontade sempre orienta que a ação mais simples é prevenir o nascimento do mosquito Aedes aegypti, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. É preciso que a população reserve pelo menos 15 minutos para inspecionar a casa e remover todo e qualquer tipo de utensílio que possa acumular água.

Atalison Alves

Lembramos também que, aos primeiros sintomas da dengue, como febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos, as pessoas devem procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar. Quem usa remédio por conta própria pode agravar sintomas e dificultar o diagnóstico.