Lama de Minas deve atingir área de 9 quilômetros de mar no Espírito Santo

Da redação

20/11/2015 às 14h51 - sexta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Corpo de Bombeiros/MG - Divulgação

Barragem pertencente à mineradora Samarco se rompeu no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais.


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou nesta quinta-feira, 19, que o rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco, em Mariana, MG, há duas semanas, é a maior catástrofe ambiental do País. "Isso é inegável. Eu vi o acidente. É impressionante o impacto na flora e nas atividades econômicas”, disse. "No trecho do Rio Doce em Minas, a ictiofauna [espécies de peixe em uma região] na calha do rio principal acabou", completou.

Izabella informou que a onda de lama deve se espalhar por uma extensão de nove quilômetros (km) quando chegar ao mar, após desaguar na costa do Espírito Santo, na cidade de Linhares. “Os dados de dispersão disponíveis indicam que a dispersão máxima para o sul é 6 km e a dispersão máxima para o norte é 3 km, porque as correntes marinhas ali seguem para o sul”, disse a ministra.

O rompimento da barragem de Fundão destruiu o distrito de Bento Rodrigues e deixou mais de 900 pessoas desabrigadas. A onda de lama que se formou chegou ao Rio Doce, provocando a morte de peixes e impedindo o abastecimento de água em cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo. Sete mortos foram identificados e cinco corpos aguardam identificação. De acordo com as autoridades locais, 11 pessoas permanecem desaparecidas.

PROVIDÊNCIAS

Segundo Izabella, o governo está trabalhando para reduzir os impactos no Rio Doce e no oceano. “Nós estamos desde sábado trabalhando em parceira com o Espírito Santo e com a prefeitura de Linhares. Abrimos um canal na foz do rio, que está assoreado, para facilitar a dispersão da lama”, informou. "Os peixes de superfície conseguiram migrar para alguns rios tributários, mas estão morrendo, e a fauna ribeirinha também foi impactada".

Vivian R. Ferreira
Muitas pessoas dedicaram um pouco do seu tempo no feriado desta sexta-feira, 20, e arregaçaram as mangas voluntariamente na ação fraterna.

 

SOLIDARIEDADE PERANTE OS DESAFIOS

Em solidariedade às pessoas afetadas, a Legião da Boa Vontade (LBV) abriu três unidades para receber garrafas de água potável, que serão encaminhadas à Defesa Civil de MG. Ao todo, já foram encaminhadas para Mariana — distrito afetado pela lama — 10 toneladas de doações. A campanha emergencial da LBV tem sido destaque na mídia brasileira, a exemplo da TV Globo, Band, Band News e SBT, que fizeram reportagem especial destacando a iniciativa. Saiba onde ficam os postos de coleta e faça suas doações.
___________________________________________
*Com informações da Agência Brasil.