Capital gaúcha sedia a 61ª Feira do Livro de Porto Alegre

A expectativa dos organizadores é a de que mais de 1,4 milhão de visitantes passem pela Praça da Alfândega até 15 de novembro.

Liliane Cardoso

28/10/2015 às 09h20 - quarta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Divulgação

Durante dezessete dias, a capital gaúcha será o centro de uma série de atividades culturais e artísticas, que será oferecida a todas as faixas etárias interessadas no universo do livro, da leitura e da literatura.

Com o sloganLivros Ajudam a Pensar”, nesta sexta-feira, 30, tem início a 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, o maior evento do setor livreiro a céu aberto das Américas. A expectativa dos organizadores é a de que mais de 1,4 milhão de visitantes passem pela Praça da Alfândega até 15 de novembro. O evento literário terá 127 expositores e cerca de 700 sessões de autógrafos.

Como é tradição, renomados escritores e personalidades gaúchas elegem um patrono para a feira. Nesta edição, foi escolhido o poeta, escritor e compositor Dilan Camargo, nascido em Itaqui/RS. Estreou na literatura, em 1976, com a coletânea poética “Em Mãos”. De lá para cá, publicou entre outros livros de poemas e infantis:  Diário sem Data de uma Gata, O Embrulho do Getúlio e BrincRIarUm Caramelo Amarelo CamaradaÁlbum da Fe-Li-Cidade II e Rimas pra Cima. Ele também é coautor de sucessos da música nativista, como Pampa Pietá e Tropas de Maio.

À Super Rede Boa Vontade de Comunicação*, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marco Cena, reforçou a responsabilidade e o sucesso do evento: “A expectativa é das melhores, a gente foi fiel ao conceito e a historia da Câmara e da Feira que é trazer para o publico: conteúdo, reflexões, acesso a literatura, ao livro, então, estamos só aguardando a inauguração. (...) Vamos ter vários encontros, debates, nosso lema é Livros ajudam a pensar, então, todo conceito, toda programação foi feita em cima disso, para que proporcione aos visitantes uma ferramenta de crescimento e embasamento de opiniões”.

Ainda segundo ele, “a Feira do Livro não aconteceria pela grandeza que tomou, sem os nossos parceiros e a Super Rede Boa Vontade de Comunicação é uma das grandes parceiras. Só tenho a agradecer a presença de vocês em mais este ano”.

A FEIRA

Realizada pela primeira vez em 1955, a Feira do Livro de Porto Alegre é uma das mais antigas do país. Seu idealizador, o jornalista Say Marques, então diretor-secretário do jornal Diário de Notícias, inspirou-se numa feira semelhante à que visitara na Cinelândia, região localizada no Centro do Rio de Janeiro/RJ. Ele convenceu livreiros e editores porto-alegrenses a participarem do evento, a fim de popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos. Na época, a livraria era considerada um lugar para a elite, o que motivou os fundadores e organizadores da primeira edição da feira de Porto Alegre a criarem o lema: “Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo”. Inicialmente, foram instaladas 14 barracas de madeira em torno do Monumento General Osório.

Vale ressaltar que em 2006 a Presidência da República concedeu à Feira do Livro de Porto Alegre a medalha da Ordem do Mérito Cultural. Em 2010, o evento ganhou da Secretaria Municipal da Cultura o registro de patrimônio imaterial da capital gaúcha.

SERVIÇO:
61ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre
Endereço: Praça da Alfândega — Porto Alegre/RS
Data: de 30/10 a 15/11
Horário de funcionamento: Áreas Geral e Internacional, das 12h30 às 21 horas; e Área Infantil e Juvenil, das 9h30 às 21 horas.
www.feiradolivro-poa.com.br