BOA VONTADE e o desafio da sustentabilidade

Revista traz reflexões sobre a ação do ser humano no planeta e o que pode ser feito para resolver sérios problemas pelos quais passa o orbe terrestre

Da redação

15/10/2015 às 14h36 - quinta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

 

A edição nº 240 da revista BOA VONTADE aprofunda a reflexão sobre grandes questões que se apresentam hoje à Humanidade, entre as quais o efeito estufa, o desmatamento das florestas e a poluição do ar e da água. Em busca de respostas a esses e outros problemas e de entender como as decisões tomadas durante a 21ª Conferência das Partes (COP 21) — que ocorrerá de 30 de novembro a 11 de dezembro, em Paris, na França — influenciarão o futuro de nossa morada global, a publicação ouviu especialistas de diferentes áreas do conhecimento para compor o especial “Conferência Mundial sobre o Clima”. Um deles foi a cientista russa Natalia Shakhova, doutora em Geologia Marinha e Ph.D. em Geografia Médica, que afirmou, em entrevista exclusiva, que análises realizadas no solo oceânico da Plataforma Ártica Leste-Siberiana revelam crescentes emissões de metano, fato que pode acelerar, de modo dramático, o aquecimento global.

No Brasil, outros pontos foram abordados por interlocutores da temática socioambiental, entre estes Bárbara Rubim, coordenadora da campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil; Bel Pesce, empreendedora e fundadora da escola FazINOVA; José Goldemberg, físico e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); José Marengo, meteorologista e chefe da Divisão de Pesquisas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); Paulo Saldiva, patologista e coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo (USP); e Suelí Periotto, supervisora da linha pedagógica da Legião da Boa Vontade.

Ainda sobre o meio ambiente e as consequências das ações humanas nele, a revista traz o artigo “Conscientização hoje...”, do diretor-presidente da LBV, o jornalista, radialista e escritor José de Paiva Netto. Na mensagem, o autor enfatiza: “Pode ser chocante, mas os filhos da atual geração e, posteriormente, seus netos pedem socorro aos que hoje gastam, de maneira condenável, aquilo que o planeta lhes oferece”.

Há também a entrevista do jornalista e repórter da TV Globo André Trigueiro, na qual ele conta como se interessou pela ecologia e de que forma essa decisão influenciou sua vida e sua carreira. Além disso, o leitor poderá saber como foi a mobilização da LBV em prol do socorro emergencial de populações em situação de risco social castigadas por eventos climáticos que recentemente afetaram diversos municípios de nosso país: de um lado, as baixas temperaturas e as fortes chuvas que atingiram localidades no Sul; e, de outro, a seca nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Os exemplares da revista podem ser adquiridos pelo telefone 0300 10 07 940 (custo de ligação local + impostos). Outra opção para ler o conteúdo da publicação é por meio do aplicativo gratuito da BOA VONTADE para iOS e Android. Outras informações sobre o assunto estão no site www.boavontade.com