Consumo versus saúde: o dilema das grandes cidades

Karine Salles

28/03/2016 às 11h34 - segunda-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h00

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, em 2012, cerca de 7 milhões de pessoas morreram devido à poluição do ar, duas vezes mais do que as estimativas anteriores. Segundo a entidade, esta é a principal causa ambiental de riscos à saúde.

A pesquisa revela uma forte ligação entre a poluição do ar e doenças respiratórias, do coração, derrames e câncer. A nova estimativa é baseada em um melhor conhecimento sobre a exposição humana ao ar e tecnologias mais avançadas para medir esses dados, incluindo o uso de satélites.

Para ajudar a entender essa estatística e as consequências que a poluição urbana provoca, o programa Biosfera, da Boa Vontade TV, conversou com o doutor Paulo Saldiva, médico especialista em poluição atmosférica e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que explica por que o aumento do número de pessoas nas cidades em busca de bem-estar e consumo é um agravante. Ele explicará também os motivos pelos quais os mais pobres são os mais afetados e quais são as principais doenças que os atingem. Assista!

 

 

Assista à segunda parte da reportagem! O programa Biosfera vai ao ar pela Boa Vontade TV (canal 20 da SKY), às segundas e quartas-feiras, às 3h, às 9 horas, às 15h30 e às 23h30. Para outras informações, ligue: (11) 3225-4500 ou envie e-mail para: biosfera@boavontade.com