Temperos prontos 'versus' temperos naturais

Ervas e outros condimentos são alternativa para preparar alimentos saborosos e evitar possíveis problemas à saúde

Karine Salles

25/05/2015 às 16h00 - segunda-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

gentside.com
Ervas e outros condimentos são alternativa para preparar alimentos saborosos e evitar possíveis problemas à saúde

Você tem que preparar o almoço e, na correria, ao invés de picar alho e cebola, que sabemos que sempre deixa cheiro na mão, opta pelo tempero pronto. Pode até ter ganhado tempo e livrado as mãos do cheirinho. Mas na saúde a história é bem diferente. Isso porque esses 'potinhos' são ricos em sódio e outros aditivos que não fazem tão bem. 

Pasta, tablete e temperos em pó são algumas opções disponíveis no mercado e que facilitam, e muito, a vida de quem tem muita fome e pouco tempo. E isso pode ser bem prejudicial, afinal de contas ao longo do dia consumimos também outros tipos de alimentos com sódio, e facilmente ultrapassamos o limite sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 2g por dia.

De acordo com o a nutricionista Roseli Rossi, a diminuição do uso desses temperos "é uma das preocupações, justamente em decorrência dos problemas oriundos do excesso de sódio da nossa alimentação", destacou ao Portal Boa Vontade. Afinal, já sabemos que o sódio é o grande vilão da hipertensão. E ele também pode desencadear problemas renais e aumentar as taxas de colesterol. Ou seja: comer muito sal ou alimentos industrializados que são cheios de sódio são um mau negócio.

Para evitar excessos, a especialista aconselha a substituição de temperos prontos pelos naturais. "É muito mais barato usar alho, cebola, salsinha, alecrim, manjericão, gengibre. Essas especiarias só enriquecem a nossa alimentação e vão dar mais sabor", orientou.

Mas como fazer? A nutricionista sugere fazer um mix de ervas que pode ser usado para preparar as refeições. Ainda segundo ela, a mistura deve ser colocada em potes de vidro e guardada na geladeira. Ela pode ser usada em substituição do sal para preparar carnes, molhos, feijão, entre outros alimentos. "Com planejamento e organização dá para fazer uma economia e ter uma vida mais saudável".

A chef Lidiane Barbosa, especialista em culinária funcional, ensinou como fazer um sal temperado para reduzir o sódio das refeições. Veja como fazer:

Você vai precisar de:
— Uma cebola grande;
— Quatro dentes de alho;
— Duas colheres de sopa de azeite;
— Um maço de salsinha;
— Um maço de manjericão;

Para fazer: bata tudo no liquidificador e misture essa pasta a meio quilo de sal. 

Essa é a dica para, quando você for preparar o alimento, ele ficar mais saboroso, e não salgado. Mas você pode testar aí na sua casa o que você gosta mais, e quais temperos e ervas podem ajudar sua família a ressaltar o sabor dos alimentos sem grandes quantidades de sal. Nessa disputa, os temperos naturais sempre vencem. Eles são muitos e, além de serem saborosos, também fazem muito bem para a saúde. Alguns aceleram o metabolismo, são diuréticos, antioxidantes e ajudam na digestão. Contudo, mesmo sendo naturais precisam ser usados com equilíbrio.