Segundo estudo, beber café diariamente previne a volta do câncer de cólon

Wellington Carvalho

19/08/2015 às 14h32 - quarta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

Você gosta de beber café? Essa bebida, apreciada por quase 80% dos brasileiros segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de ajudar a relaxar ou dar mais disposição nas horas em que o sono vem, ajuda também a prevenir a volta do câncer de cólon*. Foi o que constatou um estudo do Centro para o Câncer Dana-Farber de Boston, nos Estados Unidos, que foi publicado na última segunda-feira, 17, no Journal of Clinical Oncology.

No estudo de cinco anos, foram acompanhados quase mil pacientes que já haviam passado por cirurgia ou quimioterapia de câncer de colorretal grau três. Os que tomaram mais de quatro xícaras de café por dia (o que equivale a 460 miligramas de cafeína) foram muito beneficiados: "tiveram 42% menos probabilidade de volta do câncer do que aqueles que não tomaram café, apresentando também 33% menos riscos de morrer de câncer ou de qualquer outra ca usa", registrou a pesquisa.

De acordo com os pesquisadores, a análise mostra claramente que os efeitos protetores do café se devem à cafeína. Tomar café regularmente parece também reduzir o risco de se desenvolver diabetes do tipo 2 na idade adulta. Porém, os benefícios não se dão ao se consumir pouco da bebida. Duas a três xícaras de café diárias geram um efeito protetor modesto. Ingerindo apenas uma xícara ou menos por dia, o resultado é nulo.

NÃO SE ESQUEÇA DO EQUILÍBRIO

Mas atenção! Tudo em excesso faz mal. No caso do café, ele é um irritante gástrico que aumenta a secreção ácida. De acordo com o doutor Luiz Antonio Machado César, diretor da Unidade Clínica de Coronariopatia Crônica do InCor e espacialista em intervenções do café na saúde, não é recomendável beber o líquido em excesso de uma vez só, devido à cafeína. "Ao beber muito café, de uma vez só, o indivíduo irá ingerir muita cafeína e isso é maléfico; mas o café como o brasileiro está acostumado não faz mal nenhum", explicou. Segundo ele, o recomendável é que se tome, no máximo, de três a quatro xícaras de café ao longo do dia.

É importante estarmos atentos àquilo que comemos e bebemos, sempre prezando pela saúde do nosso corpo, livres de quaisquer exageros que possam prejudicá-lo. Como nos foi emprestado para a evolução terrena nesta reencarnação, prestaremos severas contas dele quando retornarmos à Pátria Espiritual, nossa verdadeira origem. Portanto, em todas as áreas da vida, o equilíbrio é sempre necessário. #FicaDica
__________________________________________
*De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos. Estima-se que, em 2014, mais de 32 mil novos casos da doença tenham surgido, sendo as mulheres as mais acometidas.

*Com informações da Agência Brasil.