Saiba como tratar as queimaduras e aprenda a preveni-las

Thayna D. Reis dos Santos

12/07/2016 às 11h49 - terça-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

As queimaduras, como todos sabem, são bem incômodas e doloridas. E ao contrário do que muitos pensam, elas não são causadas apenas por um agente externo como o fogo ou um objeto aquecido. Até mesmo uma abrasão ~ que é quando caímos e ralamos o corpo ~ pode ser considerada uma queimadura.

Mas como tratar essas lesões? Em entrevista ao programa Viver é Melhor!, da Boa Vontade TV (canal 196 da NET e da Claro TV e 212 da Oi TV), o dr. Luiz Philipe Molina, primeiro-secretário da Sociedade Brasileira de Queimaduras, tirou as principais dúvidas sobre as queimaduras e deu dicas simples e rápidas de como evitá-las.

“As pessoas não têm noção da proporção e gravidade que uma queimadura pode tomar”, afirma. Geralmente, completa o especialista, essa lesão é vista como algo leve, como uma encostadinha na panela ou no ferro de passar roupa. Contudo, existem muitos pacientes que tem sérias complicações por conta da gravidade da lesão. Elas são separadas em três níveis:

Queimaduras de 1° grau

São consideradas superficiais e podem ter cura espontânea, necessitando apenas de um tratamento de suporte com curativos e alguns antibióticos tópicos.

Queimaduras de 2° e 3° grau

Já as chamadas queimaduras profundas precisam de um tratamento mais intenso. Muitas vezes, é necessário retirar o tecido queimado e colocar um excerto, retirando uma camada bem fina de pele de outro local, geralmente das coxas, e colocando sobre o local lesionado.

Como evitar as queimaduras em casa?

Em muitos momentos do nosso dia a dia manuseamos objetos aquecidos como panelas ou ferro de passar. Por isso, em casa, é preciso redobrar a atenção, principalmente com as crianças. Elas representam uma grande parte das vítimas de queimaduras, por possuírem a curiosidade aguçada combinada a um momento de descuido dos responsáveis.

Shutterstock

Ao cozinhar, prefira utilizar a panela que corresponda ao tamanho da boca do fogão. Assim reduzirá o gasto energético.

Ao cozinhar

Devemos manter o cabo da panela para a parte interna do fogão, fazendo com que a criança não consiga puxá-lo para baixo e eventualmente despejar sobre ela o conteúdo, que pode ser óleo ou água quente. Em fogões de quatro ou mais bocas, use as de trás, o que dificulta ainda mais o acesso da criança ao recipiente aquecido.

Shutterstock

Na hora de passar roupa

Procure deixar o ferro apoiado na tábua de passar roupa. Assim fica mais difícil colocar a mão na parte quente. E se ele não estiver em uso, deixe-o desligado. Isso evita queimaduras e ainda poupa energia!

Shutterstock

Na hora do churrasco

Na churrasqueira, o perigo fica por conta do álcool, que é muito utilizado e altamente inflamável. Por isso, devemos prestar atenção para escolher álcoois permitidos por lei, como o de 42 graus.

Recomenda-se ainda a compra de acendedores de churrasqueira, que são muito mais seguros e evitam que o fogo suba demais, queimando a face ou o corpo da pessoa. Esse tipo de queimadura é gravíssimo e, em muitos casos, acaba levando a pessoa ao óbito.

Tratamento

Muitas pessoas têm o costume de tratar as queimaduras que parecem mais simples em casa. Porém, o dr. Luiz Philipe Molina reitera que todas as lesões sejam tratadas no hospital.  “As queimaduras nas mãos, que são um pouquinho mais extensas ou que tem um aspecto com bolhas, também devem ser encaminhadas para um tratamento médico", disse.

Então, nada de apelar para "receitas" caseiras ou estourar as bolhas, hein? “A bolha deve ser estourada, porém, quem deve fazer isso é o médico que vai atender o hospital", disse. Em casa, devemos apenas lavar e proteger o local queimado. Estourar a bolha em casa pode levar a uma infecção e piorar o estado da queimadura.

Para conferir a e entrevista na integra, dê play no vídeo abaixo:

Para conferir mais vídeos como este acesse o nosso canal no Youtube.