Pesquisa mostra que o açúcar pode ser um aliado no combate ao estresse

Karine Salles

05/05/2015 às 17h37 - terça-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

Por diversas vezes mostramos aqui no Portal Boa Vontade os malefícios que o uso em excesso do açúcar traz ao organismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende a redução dos níveis de açúcar da alimentação e dos produtos industrializados. Mas, você sabia que ele pode trazer benefícios também? 

Pesquisadores da Universidade da Califórnia publicaram recentemente um estudo no The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, no qual mostram que o açúcar pode ser um grande aliado no combate ao estresse, pois reduz os níveis do cortisol, o hormônio causador dele. Por duas semanas, eles analisaram pessoas que consumiram bebidas adoçadas com sacarose e com aspartame, um adoçante artificial. Ainda durante os testes, os grupos passaram por situações estressantes.

Após esse período, os especialistas notaram que os níveis desse hormônio causador do estresse foram menores no grupo que consumiu açúcar e maiores para o que ingeriu aspartame. Além disso, após o período de testes, imagens mostraram uma diminuição da atividade na parte do cérebro relacionada ao medo e ao estresse no grupo que consumiu açúcar e um aumento da atividade no outro. Para eles, ficou evidente o real motivo pelo qual as pessoas buscam itens doces durante os momentos de estresse

Vivian R. Ferreira
Para realçar cor, sabores e aumentar a validade para uso, diversos produtos alimentícios e cosméticos estão recebendo diversas nanopartículas. Assim, a comida que você ingere ou o creme antirrugas que você utiliza ficam mais bonitos e duráveis.


"Esta é a primeira evidência de que o consumo elevado de açúcar, mas não aspartame, pode aliviar o estresse em humanos", afirmou um dos autores do estudo, dr. Kevin D. Laugero. Para ele, apesar da descoberta, não se deve usar o açúcar para reduzir o estresse. "A preocupação é que isso pode desencadear o consumo excessivo e habitual de açúcar e amplificar efeitos prejudiciais à saúde, incluindo a obesidade."

O Portal Boa Vontade reforça que apesar de o açúcar fornecer essa 'calmaria' ao organismo, não significa que ele deve ser usado para o alívio da ansiedade. Não se jogue na comida sempre que você quiser se acalmar, afinal de contas, nessas horas as escolhas alimentares não são nada saudáveis. Há outras opções de atividades relaxantes, como ler bons livros e ouvir composições elevadas, como a Música Legionária, além do apoio imprescindível da prece em todos os momentos, em especial nos que o estresse e a ansiedade parecem atrapalhar o dia. Um sábio pensamento do proclamador da Religião de Deus, do Cristo e do Espirito Santo, Alziro Zarur, pode ser um norte para esses instantes: "Atingir o equilíbrio é a meta suprema"