Mau humor constante pode ser doença, fique esperto!

Thayna D. Reis dos Santos

19/04/2016 às 11h07 - terça-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

trabalhoseguro.com

Há dias em que, não importa o quanto nos esforcemos, as coisas estão destinadas a não correr bem e, inevitavelmente, o mau humor se faz presente, tornando-nos mais suscetíveis a situações de irritação. Esse desconforto, geralmente, é passageiro e se desfaz no decorrer do dia.

Contudo, se esse mau humor anda perdurando, é hora de procurar auxílio médico. O estresse excessivo, a baixa autoestima, a predominância de pensamentos negativos e o isolamento social são sintomas da distimia, uma depressão crônica de baixa intensidade que vai se instalando aos poucos e pode ser facilmente mascarada como parte do temperamento e da personalidade.

Reconhecida pela medicina desde os anos de 1980, a doença atinge de 5 a 11 milhões de brasileiros. Em termos globais, afeta de 3 a 6% da população. "A distimia não é uma simples alteração do humor por causa de uma circunstância da vida", afirma o psiquiatra dr. Diego Freitas Tavares, pesquisador do Programa de Transtornos Afetivos do Instituto de Psquiatria do Hospital das Clínicas e da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com o especialista, o mau humor constante traz sérias consequências familiares e sociais, prejudicando a relação com amigos, parentes e colegas de trabalho. "Esse é um transtorno que marca a vida do indíviduo. Ele começa a manifestar uma alteração no seu humor de base que não volta às suas condições anteriores. É uma depressão crônica e intensa, na maioria das vezes a pessoa para de trabalhar e perde amigos", comentar o dr. Tavares.

Mas como diferenciar a distimia de uma situação atípica de mau humor? Em entrevista ao programa Viver é Melhor!*, da Boa Vontade TV, o psiquiatra dá dicas de como identificar e perceber se essa doença se faz presente. Assista!

Além do tratamento médico, a oração e a meditação são fortes aliados no processo de tratamento. Por isso, deixamos para vocês uma reflexão do jornalista e escritor José de Paiva Netto, presidente-pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo. Ele afirma: “Quando se ora, a Alma respira, fertilizando a existência humana. Fazer prece é essencial para desanuviar o horizonte do coração”. 
_____________________________________________________________________________________
* Pela Boa Vontade TV, emissora da Super Rede Boa Vontade de Comunicação, o programa Viver é Melhor! vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 14 horas. Para outras informações, ligue: 0300 10 07 940 (custo de uma ligação local + impostos).