Faça as pazes com os carboidratos e veja como eles podem te ajudar

Thayna D. Reis dos Santos

05/07/2016 às 11h08 - terça-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Carboidratos são temidos por serem associados à gordura e à má alimentação. Contudo, essas moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio são as principais fontes de energia do nosso corpo e, sim, na medida certa, fazem bem para a saúde!

Esse nutriente é categorizados em dois tipos. Os carboidratos simples são aqueles fáceis de serem digeridos, levando ~ em média ~ de 10 a 15 minutinhos para serem absorvidos pelo nosso corpo e usados como fonte energia. Já os carboidratos complexos demoram um pouco mais para fazer a ingestão, pois possuem mais fibras insolúveis, outra caracteristica é que carboidratos complexos saciam mais na hora da alimentação.

Onde encontrar os carboidratos?

Segundo a nutricionista Fabiana Schimdt, os alimentos estão divididos em três grandes grupos: o das proteínas animais (carne, leite, ovos, frango, peixe, carne vermelha, carne branca); das gorduras, contidas nos alimentos como frituras e óleos (hamburguer, batata frita, azeite, etc). e todo o resto dos alimentos (doces, açucares, massas, etc). “A grande maioria dos alimentos é fonte de carboidrato, então é muito fácil encontrá-los”, afirma.

Shutterstock

Quais alimentos devo escolher?

Segundo a especialista, devemos escolher aqueles com baixo índice glicêmico, que dão mais trabalho para o seu corpo digerir. Alimentos que reduzem a glicemia são essencias para hipertensos, diabéticos e para pessoas que precisam controlar o peso. Um exemplo é o macarrão integral. Outro detalhe que deve ser analisado é se o alimento possui fibras.

Importância das fibras

Elas são fortes aliadas na hora da digestão e da absorção dos nutrientes nos alimentos. "As fibras te dão uma sensação de saciedade maior e você leva mais tempo para sentir fome", explica Fabiana. Elas ajudam a controlar o nosso organismo e a glicemia, dependendo da quantidade ingerida. A maioria dos carboidratos possui fibras solúveis

proma.com.br

Fibras solúveis vs Fibras insolúveis

A diferença, como a própria classificação indica, é bem simples: as fibras solúveis dissolvem, fazendo com que os intestinos as absorvam. Já as fibras insolúveis não são e ajudam a aumentar o bolo fecal, além de colaborar na regulação do intestino

A couve-flor, por exemplo, possui uma fibra solúvel que age como um protetor ao câncer. Nos brócolis, há uma fibra insolúvel que te dá uma sensação de saciedade por mais tempo, ajudando o seu organismo.

Para assistir a entrevista na integra, dê play no vídeo abaixo

Um lembrete importante: o carboidrato não é vilão e deve servir como um aliado. Afinal de contas, ele é o combustível que o seu corpo precisa para sobreviver. No entanto, deve ser aproveitado na medida certa e integrado de outros alimentos saudáveis. 

Você pode conferir muitos outros vídeos aqui no Portal Boa Vontade e no nosso canal do Youtube