Dia Mundial do Idoso: uma justa homenagem aos que marcaram história

Karine Salles

30/09/2014 às 18h15 - terça-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h02

Shutterstock

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que, até 2030, o planeta terá uma população idosa superior a 1,4 bilhão. O estudo ainda mostra que esse contigente ultrapassará, em 2047, pela primeira vez, o número de crianças. As estimativas reafirmam o apoio adequado que esse grupo merece receber para que as oportunidades de desenvolvimentos social e intelectual sejam permanentes.

SAIBA MAIS:
— Como aproveitar a vida na Terceira Idade?
— Conheça o trabalho da Legião da Boa Vontade em prol dos Jovens da Melhor Idade

O aumento populacional está ligado, entre outros fatores, à mudança de hábitos adotada por essa faixa etária, o que colabora para uma boa qualidade de vida. Nesse contexto, os exercícios físicos podem ser um importante aliado para envelhecer com saúde, pois evita que o desempenho dos idosos nas tarefas diárias seja comprometido. A prática de atividades esportivas traz excelentes resultados para que o corpo reaja bem às transformações e às dificuldades adquiridas com o tempo.

Para este grupo, a atividade física ajuda a melhorar a força dos músculos, facilitando os movimentos, e previne doenças como osteoporose, depressão e diabetes. Além disso, é uma ótima maneira de estabelecer contato com outras pessoas, evitando o isolamento. Vale lembrar que qualquer tipo de exercício deve ser feito sempre sob prescrição do médico e orientados por um fisioterapeuta devidamente qualificado.

O tema deste ano do Dia Mundial do Idoso, celebrado neste 1º de outubro, é "não deixar ninguém para trás: promovendo uma sociedade para todos". Para o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, “o aumento da longevidade humana representa um dos maiores transformações e desafios do nosso tempo”, ponderou em sua mensagem oficial alusiva à data.

Neste dia e durante todo o ano, a homenagem do Portal Boa Vontadade aos idosos. Ao coração de todos, esta reflexão do diretor-presidente da LBV, Paiva Netto: "Jovem é aquele que mantém o Ideal".