Campanha de vacinação contra a pólio termina nesta segunda-feira, 31

Milhões de crianças ainda não foram vacinadas. São apenas duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil

Da redação

31/08/2015 às 12h50 - segunda-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Os sintomas iniciais da poliomielite são febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros.

Termina nesta segunda-feira, 31, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. De acordo com o Ministério da Saúde, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos devem ser imunizadas, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal contra a pólio, que causa a paralisia infantil. Até a última quinta-feira, 27, mais de quatro milhões de crianças ainda não haviam sido vacinadas. A meta da campanha é imunizar 12 milhões. Por isso, a atenção de todos quanto à saúde dos pequenos, levando-os aos postos de vacinação até o fim do dia de hoje.

"Até mesmo aquele pai que não possui mais a caderneta de vacinação e não se lembra quando foi a última dose, deve ir a um posto de vacinação. Como a campanha serve como reforço da vacinação, todas as crianças devem ser levadas às unidades de saúde para continuarem protegidas da paralisia infantil”, orienta o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

O Ministério alerta que a vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil. Embora o Brasil não tenha casos da doença há 26 anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a imunização, já que nove países registraram casos nos últimos dois anos. Outras doenças, como sarampo e caxumba, também podem ser evitadas por meio da mesma vacinação ainda na infância.

A orientação é que pais e responsáveis, quando levarem as crianças para receber as duas gotinhas contra a paralisia, apresentem a caderneta ao profissional de saúde, que irá avaliar a necessidade da administração de outras vacinas. Assim, doses que estiverem em atraso poderão ser aplicadas na hora ou agendadas para outra data, mantendo o esquema vacinal da criança atualizado. Durante a campanha, são disponibilizadas vacinas contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.

A 36ª Campanha Nacional contra a Poliomielite, que começou no dia 15 de agosto, tem por objetivo, além de imunizar contra a doença, atualizar o calendário vacinal das crianças até cinco anos que não tomaram outra vacina da rede pública. Não se esqueça de levar a caderneta de vacinação da garotada ao posto para colocar a imunização em dia.
___________________________________________________________________
*Com informações da Agência Brasil e do Ministério da Saúde