Técnico de futebol Telê Santana

Nathan Rodrigues

14/07/2016 às 14h06 - quinta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Legião da Boa Vontade (LBV) realiza, há mais de seis décadas, importante trabalho socioeducacional, amparando crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil e no exterior. Essa atuação é reconhecida por diversas personalidades, que explicitaram no decorrer dos anos o seu apreço pela Entidade.

Telê Santana no comando da seleção brasileira de futebol.

O Portal Boa Vontade resgata esses memoráveis depoimentos por meio da seção Linha do Tempo. Para dar sequência à série, trazemos nesta semana as palavras do saudoso técnico de futebol Telê Santana (1931-2006), que completaria, em 26 de julho, mais um ano de vida.

Sobre o trabalho da LBV em favor da Cultura de Paz nos estádios e ginásios esportivos, o renomado treinador destacou: “É uma necessidade todos nós nos engajarmos na campanha Esporte é Vida, não violência!, que está sendo realizada pela Legião da Boa Vontade. (...) Essa campanha foi um marco, uma nova era nos esportes e contribui para que a Paz reine”.

Sidcleiton Barreto
Os jovens da LBV apresentam a pioneira campanha da LBV — Esporte é Vida, Não Violência! no Estádio Luiz José de Lacerda, na cidade de Caruaru, PE. A iniciativa da LBV tem o apoio da Federação Pernambucana de Futebol.

SAIBA MAIS:
+ Paiva Netto escreve: "Esporte é vida, não violência!"

Telê Santana da Silva nasceu no município mineiro de Itabirito, em 26 de julho de 1931. A carreira esportiva teve início ainda na década de 1940, como jogador do Itabirense. Após passagem pelo América Recreativo de São João del Rey, também de Minas Gerais, transferiu-se para o Fluminense, clube em que ganhou o apelido de "Fio de Esperança" por conta de sua habilidade e o corpo franzino.

O reconhecimento, no entanto, só veio quando tornou-se treinador, acumulando passagens vitoriosas por São Paulo, Atlético Mineiro e Grêmio. Telê comandou ainda a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1982 e 1986, encantando os fãs do esporte ao treinar um time talentoso que virou sinônimo do chamado futebol arte.