Sobe o número de desalojados pela chuva no Rio Grande do Sul

Da redação

12/10/2015 às 16h58 - segunda-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Defesa Civil/RS

Segundo a Defesa Civil de Porto Alegre, cerca de 550 pessoas estão desabrigadas, todas da região das ilhas. 

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul têm afetado milhares de pessoas. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado nesta segunda-feira, 12, subiu para 24.443 o número de pessoas atingidas. O número de pessoas desalojadas também aumentou, passou de 1,9 mil para 3.495.

Três municípios foram incorporados à lista da Defesa Civil: Dom Pedrito, Encantado e São Borja, totalizando 53 cidades afetadas. Mais de 4.180 pessoas se encontram em abrigos, o número cresceu desde os 2,5 mil registrados ontem. O número de residências que sofreram danos é 3.985.

O boletim informa ainda que as equipes de Defesa Civil continuam prestando assistência às vítimas, com a entrega de ajuda humanitária e socorro às comunidades, além de suporte técnico no levantamento de danos e na formulação de laudos para possíveis decretos de situação de emergência. O contato com a Defesa Civil é feito pelo número 199.

No boletim, o órgão alertou para riscos de alagamentos e deslizamentos nas regiões sudeste, nordeste e metropolitana do Rio Grande do Sul. Os seis principais rios e lagos da região estão com nível acima do normal e quatro estão acima do nível de alerta: Sinos, Gravataí, Jacuí e Guaíba.

Com informações da Agência Brasil

UMA PALAVRA DE PAZ

Na convicção de que "Jesus é a certeza imortal de dias melhores", a Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo ora pelas vítimas dos temporais que assolam municípios dos Estados do Rio Grande do Sul pedindo as bênçãos de Deus por todos que enfrentam esta grande dificuldade, dedicando a todas as pessoas que sofrem essas palavras de Paz:

Pai-Nosso
Pai Nosso, que estais no Céu,
Santificado seja o Vosso Nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa Vontade
Assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia
Dai-nos hoje.
Perdoai nossas ofensas,
Assim como nós perdoarmos
Aos nossos ofensores.
Não nos deixeis cair em tentação,
Mas livrai-nos do mal,
Porque Vosso é o Reino,
E o Poder e a Glória
Para sempre. Amém!

_________________
* Nota de Paiva Netto, presidente-pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo: Todos podem rezar o Pai-Nosso. Ele não se encontra adstrito a crença alguma, por ser uma oração universal, consoante o abrangente Espírito do Cristo Ecumênico. Qualquer pessoa, até mesmo ateia (por que não?!), pode proferir suas palavras sem sentir-se constrangida. É o filho que se dirige ao Pai, ou é o Ser Humano a dialogar com a sua elevada condição de criatura vivente. Trata-se da Prece Ecumênica por excelência.