Representante da ONU é sabatinado sobre o Desenvolvimento Sustentável

Wellington Carvalho

26/08/2015 às 10h40 - quarta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Valter Júnior

Entre os principais desafios das Nações Unidas nos próximos anos está o combate aos efeitos socioeconômicos decorrentes das mudanças climáticas. A partir deste ano, a ONU está lançando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agrupados em 17 objetivos e 169 metas.

A respeito do assunto, o chefe da Seção de ONGs do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/Desa) do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), dr. Alberto Padova, esteve no centro de um debate no programa Sociedade Solidária, edição especial, que vai ao ar na próxima sexta-feira, 28, pela Boa Vontade TV e pela Super Rede Boa Vontade de Rádio com a presença de ilustres convidados do Terceiro Setor. Também compõem a mesa Danilo Parmegiani, representante da Legião da Boa Vontade (LBV) na ONU; Dary Bacellar, diretora-executiva do Instituto GPA; Dr. José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares; Maurício Broinizi, coordenador-executivo do Programa Cidades Sustentáveis; Rodrigo Loures, secretário-executivo do Movimento Nós Podemos; e Sérgio Andrade, da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong).

Com enfoque para a participação da sociedade civil no cumprimento dos ODS, durante o bate-papo, o dr. Padova esclareceu que “as decisões tomadas formarão os alicerces de uma nova agenda de desenvolvimento, que poderá colocar o mundo numa trajetória para acabar com a pobreza, transformar todas as vidas e proteger o planeta”.

Ainda de acordo com o representante, para alcançar metas tão ambiciosas até 2030, todas as partes interessadas devem desempenhar plenamente seu papel, inclusive o Terceiro Setor. “Sentimos que, de fato, somos a primeira geração que pode acabar com a pobreza e a última que pode evitar os piores efeitos das mudanças climáticas. Este é o momento de uma ação real para transformar nosso mundo. (...) No final, nosso mundo interdependente irá prosperar ou perecer como um todo”, destacou o chefe da Seção de ONGs.

HORÁRIOS

O programa Sociedade Solidária será transmitido nesta sexta-feira, pela Boa Vontade TV (canal 20 SKY; canal 212 Oi TV; 45.1 na TV aberta digital em São Paulo, SP, e em outras regiões do Brasil), às 19 horas; e pela Super Rede Boa Vontade de Rádio, às 20 horas. Nas páginas de cada mídia você confere, de forma completa, suas respectivas abrangências.