Presidente do Grupo Editorial Record, Sergio Machado volta à Pátria Espiritual

Da redação

21/07/2016 às 14h01 - quinta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Divulgação/Grupo Editorial Record

O editor Sergio Machado, presidente do Grupo Editorial Record, voltou à Pátria Espiritual na madrugada desta quarta-feira, 20, aos 68 anos, devido a complicações decorrentes de uma cirurgia feita em novembro de 2015. Ele estava internado em uma clínica no Rio de Janeiro.

Sergio Machado nasceu em maio de 1948. Era filho de um dos fundadores da editora, Alfredo Machado, que criou a casa em 1942 ao lado de Décio Abreu, tio de Sergio. Economista de formação, ele entrou na empresa aos 24 anos. Após a morte do pai, em 1991, assumiu a editora e investiu na aquisição de outras casas e diversificação do catálogo. Também foi presidente do Sindicato Nacional do Editores de Livros (Snel) entre 1993 e 1999.

Em 1998, durante a 2ª Feira Internacional do Livro da Bahia, Sergio deixou registradas suas impressões sobre o livro As Profecias sem Mistério, do escritor Paiva Netto, que teve sua distribuição feita pela Editora Record. Ao falar sobre a forma original com o que o autor abordou o tema do último livro da Bíblia Sagrada, disse: “As pessoas querem um uma palavra de esperança e foi isso que o Paiva Netto passou no livro dele, uma mensagem positiva num momento crucial para a Humanidade, que se aproxima do fim do milênio”.

A LBV e seu diretor-presidente, José de Paiva Netto, enviam as mais sinceras vibrações de Paz ao Espírito Eterno de Sergio Machado, extensivas à sua mulher, Maria do Carmo, às três filhas, e aos três netos.