Pioneiro de Brasília, Affonso Heliodoro completa 99 anos de História

Da redação

18/04/2015 às 11h32 - sábado | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

José Gonçalo

Brasília, DF — Affonso Heliodoro, pioneiro de Brasília e conselheiro da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica do ParlaMundi, da LBV, recebe, de Fabianna Rodrigues, a mensagem fraterna da LBV por ocasião de seus 99 anos de vida.

Na tarde da última sexta-feira, 17, ocorreu a sessão solene em homenagem aos 99 anos de Affonso Heliodoro dos Santos, pioneiro de Brasília e último componente vivo da equipe do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976). A cerimônia ocorreu no Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, presidido pelo aniversariante, e deu abertura oficial às comemorações do 55º aniversário da capital brasileira.

Diversas personalidades, familiares e amigos estiveram presentes, a exemplo do excelentíssimo governador do Distrito Federal, dr. Rodrigo Rollemberg. Entre os que marcaram presença, também estavam: o diretor-executivo da Fundação Assis Chateaubriand, Marcio Cotrim; o professor e fundador da Universidade de Brasília (UnB), José Santiago Naud; o imortal da Academia Brasileira de Letras, dr. Murilo Melo Filho; a presidente da Academia Internacional de Cultura de Brasília, Palmerinda Donato; e o jornalista, escritor, historiador de Brasília e orador do evento, Adirson Vasconcelos — todos, incluindo o aniversariante, são conselheiros da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica do ParlaMundi, da LBV.

Affonso Heliodoro é coronel da Reserva da Polícia Militar de Minas Gerais e bacharel em Direito pela antiga Faculdade Nacional de Direito, do Rio de Janeiro. Membro de várias academias de Letras, exerceu o cargo de subchefe do Gabinete Civil (1957-1961) na Presidência da República; dirigiu o Serviço de Verificação das Metas Econômicas do Governo (1957-1961) e o Serviço de Interesses Estaduais (1956-1961). Ele esteve ao lado de JK desde as campanhas eleitorais do ex-presidente, sobre o qual escreveu alguns livros. Atuou como um legítimo pioneiro na vinda ao planalto, onde seria erguida a nova capital, participando de todas as etapas da construção de Brasília.

Representantes da Legião da Boa Vontade (LBV) estiveram presentes no evento e levaram a mensagem fraterna do diretor-presidente da Instituição e fundador do Templo da Boa Vontade (TBV), José de Paiva Netto. O aniversariante ainda recebeu a edição 238 da revista BOA VONTADE, que celebra os 65 anos da LBV.
__________________________________
*Em Brasília, DF, o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, o ParlaMundi da LBV, e o Templo da Boa Vontade (TBV), localizam-se no SGAS 915. Para outras informações, ligue: (61) 3114-1070. Ou acesse: www.tbv.com.br