ParlaMundi da LBV sedia congresso internacional sobre a Cultura de Paz

José Gonçalo

28/09/2016 às 15h37 - quarta-feira | Atualizado em 28/09/2016 às 15h45

O ParlaMundi da LBV sediou, nos dias 22 e 23 de setembro, o 3º Congresso Internacional RePacificar. O evento é parte integrante do Programa RePacificar, realizado pela Ninomiya Institute e Corporation, e reúne especialistas dos cinco continentes para compartilhar experiências concretas em prol da Cultura de Paz e do desenvolvimento humano, destacando variadas práticas preventivas, interventivas ou restaurativas.

O Congresso contou com a presença ilustre de Arun Manilal Gandhi, primeiro neto de Mahatma Gandhi, que abriu o evento com a palestra “Ser a mudança que queremos ver no mundo”. Outros convidados de renome internacional estiveram na sessão, a exemplo de Denise Shaw, presidente da Associação para Resolução de Conflitos – Greater New York (ACR-GNY); Rossandro Klinjey, escritor, psicólogo clínico com mestrado em Saúde Coletiva e Doutorando em Psicanálise; Haroldo Dutra Dias, juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, escritor, tradutor, professor e conferencista brasileiro; Reinaldo Rivera Jr, diretor regional do Departamento de Justiça dos Estados Unidos – Serviços de Relacionamento Comunitário (CRS); Maria Henriqueta Camarotti, terapeuta comunitária, consultora técnica da área Pública Federal e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, coordenadora do Centro de Estudos da Consciência e Diretora da Clínica de Psiquiatria e Psicologia Flor da Manhã; e Diego Mongrell Gonzalez, professor e pesquisador em Direito Empresarial e métodos adequados de resolução de conflitos.

O 3º Congresso Internacional RePacificar segue a proposta e o ideal do Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica da LBV, idealizado e construído pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto. Inaugurado em 25 de dezembro de 1994 mantém, como o TBV, suas portas abertas a todos os Seres Humanos e Espirituais e visa conciliar o conhecimento vigente no mundo físico com o saber infinitamente amplo, situado na dimensão do Espírito Imortal, numa poderosa força a serviço dos povos.

"Nos dias de hoje vemos cada vez mais violência em nome da religião, ao invés da construção da paz, do amor e do respeito entre as pessoas. Por isso, é importante expandirmos essa mensagem para o máximo de pessoas que pudermos e o mais breve possível, de modo que elas possam compreender o que realmente significa religião", declarou, à Super Rede Boa Vontade de Comunicação (TV, Rádio e internet) o neto de Ghandi.

Araun Gandhi aproveitou a ocasião para visitar pela segunda vez o Templo da Boa Vontade, fazendo questão de rever o painel A Evolução da Humanidade, situado no Salão Nobre do Templo da Paz, que tem seu avô Mahatma Gandhi como um dos homenageados, por conta de sua importante contribuição na construção da Paz Mundial.

"Temos este painel com todas as pessoas que fizeram coisas maravilhosas e foram grandes personalidades. Esquecemos de que, uma vez, eles foram pessoas como nós, pessoas comuns, mas que se fizeram grandes. É por isso que também podemos fazer o mesmo e construir uma sociedade melhor. Meu avô disse que as pessoas iriam segui-lo em vida, adorá-lo na morte, mas não fazer da sua causa a causa delas e acho que todos estes poderiam ter dito o mesmo. O que precisamos fazer é não apenas segui-los cegamente, mas fazer da causa deles a nossa causa para que possamos transformar o mundo. Precisamos compartilhar o amor universal, temos de unir as pessoas em vez de dividi-las. O conceito do Templo da Boa Vontade é maravilhoso", finalizou.

Conheça o monumento mais visitado da capital federal, segundo dados da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur). O TBV está localizado no SGAS 915 Sul, Lotes 75/76, em Brasília, DF. Para outras informações, ligue: (61) 3114-1070.