O consumismo infantil é tema do Sociedade Solidária desta noite

Da redação

25/11/2014 às 16h07 - terça-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

A publicidade dirigida a crianças foi tema da redação da última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que demonstra a importância do debate sobre o assunto. Nesta terça-feira, 25, o programa Sociedade Solidária conversa com o jornalista, cientista social e pesquisador Renato Godoy a respeito do combate ao consumismo infantil. O convidado é representante do Instituto Alana, organização que atua na busca pela garantia de condições para uma vivência plena da infância. Ele compartilhará a sua experiência na área com os telespectadores.

Para embasar seus comentários, o convidado resgatou números de pesquisa recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), os quais mostram que 52% dos pais brasileiros já atenderam a uma “manha” dos filhos para a compra de algum produto, mesmo sabendo que comprometeria o orçamento familiar. “[Isso] Mostra o quão forte é o poder de influência das crianças dentro dos lares, e quanto o mercado joga para dentro do lar um promotor de vendas, que é a criança (...). A gente sabe, por pesquisas nacionais e internacionais, que a criança é muito vulnerável, é mais suscetível à publicidade. Elas assimilam mais rápido que os adultos uma mensagem publicitária”, destacou.

Dentro dos projetos do Alana existe o Criança e Consumo, que debate ideias e aponta caminhos para minimizar e prevenir prejuízos dessa comunicação mercadológica. Conforme apresentou o convidado, o mercado tem conhecimento da influência da propaganda na criança, e algumas empresas até planejam um faturamento maior a partir desse foco. “A gente acha isso bastante condenável eticamente. (...) Obviamente, não são todas as empresas que pensam assim. Têm alguns exemplos de empresas que começam a se adaptar a um novo padrão ético, de não realizar esse tipo de apelo para a criança. E é nesse paradigma ético que a gente quer consolidar esse novo momento, para acabar ou mitigar [com a publicidade infantil]”.

A entrevista completa vai ao ar hoje, às 18h30, pela Boa Vontade TV.

Como sintonizar a Boa Vontade TV

TV por assinatura
SKY: canal 20
Oi TV: canal 212
Net: canal 66 (Itapetininga/SP); canal 98 (Sertãozinho/SP); e canal 192 (Americana, Araras, Hortolândia, Limeira, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Rio Claro/SP)
Telec NE: canal 24 (São Luís/MA)
Cabo Serviços de telecomunicações: canal 33 (Natal e Mossoró/RN)
TV Costa do Sol: canal 29 (Cabo Frio/RJ)
TVC: canal 26 (Assis/SP); canal 29 (Ourinhos/SP)
Pontal Cabo: canal 26 (Penápolis/SP)
TVCA Tietê: canal 39 (Tietê/SP)
TV Conectcor: canal 45 (Jaú e Dois Córregos/SP)
RCA: canal 34 (Curitiba e Paranavaí/PR)

TV aberta
São Paulo/SP: canal 45.1 (digital)
São José dos Campos/SP: canais 11 e 40 (digital)
Arceburgo/MG: canal 32
Brodowski/SP: canal 31
Glorinha/RS: canal 23
Luz/MG: canal 51
Poços de Caldas/MG: canal 58

Afiliadas
Mococa/SP: canal 21 (de 23h às 11 horas e de 13h às 19 horas)
Santa Rosa do Viterbo/SP: canal 21
Cássia dos Coqueiros/SP: canal 21
Tapiratiba/SP: canal 69
Guaranésia/MG: canal 69
Arceburgo/MG: canal 9

Na internet, pelo site www.boavontade.com/tv