LBV participa de debate mundial e fala sobre educação e inclusão social

Declaração da LBV é compartilhada com países-membros das Nações Unidas

Da redação

23/07/2016 às 10h33 - sábado | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Autoridades internacionais e líderes de governos de todo o mundo se reuniram entre 18 e 22 de julho na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para a Reunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social (Ecosoc/ONU), onde debateram sobre como “Implementar a agenda de desenvolvimento pós-2015: transicionando compromissos a resultados”.

Este foi o primeiro encontro ministerial do órgão desde que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados por unanimidade em setembro de 2015. Trata-se de um dos principais eventos da ONU que avaliam medidas para realizar a nova agenda de desenvolvimento, substituindo os Objetivos do Milênio.

Na oportunidade, no primeiro dia do evento (18), a Legião da Boa Vontade (LBV) foi convidada a discursar em plenária na sede das Nações Unidas em Nova York, apresentando suas contribuições para o tema diante das autoridades internacionais presentes. A declaração da Instituição foi transmitida em tempo real pela ONU TV para todo o mundo.

Mensagem encaminhada às Nações Unidas

Com experiência de mais de 66 anos de atuação na busca de soluções para os problemas ligados à educação, à pobreza e à saúde, a LBV compartilhou os importantes fatos dessa atuação em diversas partes do mundo, como Argentina, Brasil, Bolívia, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Portugal, apresentando, às delegações de todo o mundo, recomendações, boas práticas e o resultado do ensino de excelência nas unidades da Instituição, que têm feito com que alunos em situação de vulnerabilidade social alcancem o desenvolvimento acadêmico semelhante aos de estudantes de países ricos e desenvolvidos, contrariando a crença de que a condição social é fator determinante no futuro do indivíduo. A ONU, por sua vez, acolheu essas recomendações e as retransmitiu a todos os participantes da conferência em seus idiomas oficiais.

Para ler o conteúdo da publicação é só baixar o aplicativo gratuito da revista BOA VONTADE para iOS e Android.

A mensagem da Legião da Boa Vontade também pode ser conferida na edição especial da revista BOA VONTADE Desenvolvimento Sustentável, 2016 (disponível em português, inglês, espanhol e francês), que traz em destaque o artigo do diretor-presidente da Instituição, José de Paiva Netto, intitulado “Agenda Global Solidária”, no qual ele evidencia a importância da Espiritualidade Ecumênica e da Fraternidade na formação do ser humano: “A defesa pioneira da LBV por uma Cidadania Planetária visa ao desenvolvimento do potencial pleno das criaturas em todas as suas dimensões, ou seja, espírito-biopsicossocial. Logo, juntar cidadania política com a Cidadania do Espírito é propiciar o surgimento da Cidadania Planetária, Global, cujo alicerce é a Generosidade, a Solidariedade, tendo os valores espirituais como sustentáculo”.

LBV na ONU

A Legião da Boa Vontade é uma organização da sociedade civil com status consultivo geral no Ecosoc, desde 1999, e associada ao Departamento de Informação Pública da ONU (DPI) desde 1994. Essa condição lhe permite participar e contribuir para a discussão dos temas de desenvolvimento propostos pelo organismo internacional e seus países- membros.