LBV contribui com debate sobre crise migratória na ONU

Da redação

11/02/2016 às 18h15 - quinta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Nova York, EUA — Participantes do painel acompanham atentos a contribuição da LBV sobre o tema representando a América Latina.

Nesta quinta-feira, 11, a Legião da Boa Vontade (LBV) co-organizou painel temático sobre “Educação para a inclusão sustentável de populações deslocadas” junto ao Comitê de ONGs para Educação, dentro da programação oficial da 54ª sessão da Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social. A Comissão reuniu organizações de todos os continentes na sede da ONU em Nova York, de 3 a 12 de fevereiro, para repensar o desenvolvimento social no mundo contemporâneo.

O painel foi composto por representantes de quatro continentes e teve o objetivo de cooperar com países e organizações que lidam com grandes deslocamentos populacionais em outras partes (refugiados de guerras, fomes, problemas climáticos, ondas de imigração etc.). A LBV representou a América Latina levando sugestões inovadoras de iniciativas da sociedade civil que podem ser replicadas e utilizadas pelos diferentes países-membros da ONU para a solução desse problema global que tem crescido nas últimas décadas. 

Segundo relatório da Agência das Nações Unidas sobre Refugiados, mais de 60 milhões de pessoas estão deslocadas atualmente de seus países de origem devido a crises como conflitos armados, perseguições e catástrofes naturais. Um número recorde que supera até mesmo o período da Segunda Guerra Mundial.     

A Legião da Boa Vontade foi muito bem recebida por apresentar aspectos práticos de sua proposta pedagógica e trabalho social e humanitário desenvolvido no Brasil e em mais seis países. O diferencial da LBV, educar com Espiritualidade Ecumênica*, foi reconhecido pelos participantes. Na ocasião, puderam compreender a importância de os valores espirituais estarem presentes em todas as estratégias de apoio ao ser humano, de inclusão social e de educação para que haja uma formação e valorização da sociedade como um todo.

Outro aspecto muito destacado pelo público presente foram os pensamentos do diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, projetados no telão. Suas palavras abordam “a importância de todos nós lutarmos pela globalização do Amor Fraterno e a expansão da consciência de que todos nós somos irmãos em humanidade. Por essa razão, é necessário que nossas ações, por menores e mais simples que pareçam ser, sejam disparadoras da grande transformação global necessária para que haja o acolhimento e o alívio do sofrimento humano esteja ele onde estiver”, relata Danilo Parmegiani, representante da Instituição na ONU.                                                       

Diretamente de Nova York, o representante da LBV na ONU traz essas e outras informações sobre a participação da LBV no evento. ​

 

O painel contou com a participação de John Solecki (moderador do painel), assessor sênior de política do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR); Connor Breza, jovem representante voluntário do Comitê Internacional de Resgate; Izabela August, socióloga PhD, pesquisadora e analista de Interculturalidade, Migração e Educação Intergeracional; Richard Close, CEO da Chrysalis Campaign, Inc.; Danilo Parmegiani, representante da Legião da Boa Vontade nas Nações Unidas; Reggie Bennett, educador de música da REACH Academy em West Harrison, Nova York; e Jean Trudel, cofundador da Peace Day 365 e representante do Centro Wittenberg para Recursos Alternativos.

A COMISSÃO

De acordo com a diretora da Divisão de Política Social e de Desenvolvimento (DSPD) do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/Desa), Daniela Bas, "a Comissão proporciona oportunidade ideal para se dar foco no papel do desenvolvimento social como um componente-chave do desenvolvimento sustentável, bem como identificar meios eficazes de colocar as pessoas no centro da Agenda 2030".

Danilo Parmegiani

Nova York, EUA — Vista parcial do público presente nos debates da 54ª sessão da Comissão da ONU para o Desenvolvimento Social, evento que ocorre na sede das Nações Unidas até o dia 12 de fevereiro.


A Agenda é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para ser alcançados até o ano de 2030. "O trabalho da Comissão afeta a vida de 1,2 bilhão de jovens, mais de 900 milhões de idosos e 1 bilhão de pessoas com deficiência em todo o mundo, entre muitos outros. Seu trabalho é crucial para garantir que os ODS realmente não deixem ninguém para trás", afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

+ Veja fotos e outras informações do evento nas redes sociais pela hashtag #CSocD54

Vale ressaltar que, há mais de 20 anos, a LBV tem atuado em parceria com a ONU. Em 1994, associou-se ao Departamento de Informação Pública e, em 1999, foi a primeira da sociedade civil brasileira a obter o status consultivo geral (grau máximo) no Conselho Econômico e Social (Ecosoc).

___________________________
* Espiritualidade Ecumênica — Esta bandeira da Legião da Boa Vontade está presente em todas as suas ações socioeducacionais, pois é compreendida como “o berço dos mais generosos valores que nascem da Alma, a morada das emoções e do raciocínio iluminado pela intuição, a ambiência que abrange tudo o que transcende ao campo vulgar da matéria e provem da sensibilidade humana sublimada, a exemplo da Verdade, da Misericórdia, da Moral, da Ética, da Honestidade, da Generosidade, do Amor Fraterno”. Trecho extraído do livro É Urgente Reeducar!, que fundamenta a linha educacional da LBV, escrito pelo educador Paiva Netto, autor de vários best-sellers.