Jornalista Ricardo Cravo Albin reitera amor à música brasileira

Em entrevista à Boa Vontade TV, o historiador contou como essa demonstração cultural está atrelada à sua vida.

Simone Ferreira Barreto

15/04/2016 às 16h59 - sexta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Letícia Figueiredo
Jornalista Ricardo Cravo Albin e Alan Lincoln (E), da Boa Vontade TV.


A equipe da Boa Vontade TV entrevistou, nesta semana, o jornalista e musicólogo Ricardo Cravo Albin, um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira. A gravação ocorreu no Instituto que leva o nome do entrevistado.

Durante o bate-papo, Cravo Albin relembrou sua infância em Salvador, na Bahia, e contou como a música entrou em sua vida, a ponto de fundar e dirigir o Museu da Imagem e do Som (MIS). Formou-se em Direito, Ciências e Letras e tornou-se historiador de MPB, produtor musical, produtor de rádio e de televisão, crítico e comentarista, além de escrever livros sobre diversos assuntos.

Ex-aluno do tradicional Colégio Pedro II, o jornalista comentou a criação, em 1968, da Escola Brasileira de Música Popular, que utilizava a música como ferramenta educacional, e falou da fundação do Instituto Cravo Albin, em 2001, uma das grandes conquistas de sua carreira profissional. O espaço preserva as obras de seu acervo pessoal, que está abrigado em um imóvel também doado pelo seu idealizador. 

O entusiasta da música ainda criou o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, com cerca de doze mil verbetes e em constante atualização. A versão on-line é uma obra de referência para os estudiosos da Música Popular Brasileira. Entre os biografados, consta o compositor Paiva Netto, com sua vida, dados artísticos e discografia destacados.

"Eu gostaria de enviar um abraço muito fraterno ao jornalista Paiva Netto, a quem acompanho a partir da TV, há muitos anos. A você, meu caro Paiva Netto, que teve a gentileza de, ao gravar as personalidades do Rio de Janeiro, há muitos anos, me escolher para que fosse eu um dos primeiros. Portanto, eu lhe desejo todas as felicidades. E o que é fundamental, você tem, como eu também tenho, fé. Que Deus nos guarde”, disse Cravo Albin.

A entrevista na íntegra será veiculada, em breve, pela Boa Vontade TV (canal 20 da SKY e 212 da Oi TV). Permaneça na audiência da TV da Paz, do Amor e da Fraternidade Real!