Jornalista, escritor e professor Arnaldo Niskier

Nathan Rodrigues

25/04/2016 às 08h55 - segunda-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Legião da Boa Vontade (LBV) recebeu, ao longo de seus 66 anos de existência, diversas homenagens pelo seu trabalho realizado em prol do povo brasileiro. E a seção Linha do Tempo, do Portal Boa Vontade, resgata esses memoráveis depoimentos.

Lucian Fagundes
O professor e jornalista Arnaldo Niskier palestrou na 8ª edição do Congresso Internacional de Educação da LBV, realizado na capital paulista.

Para dar sequência à série, trazemos as palavras de Arnaldo Niskier, doutor em Educação, formado em Matemática e em Pedagogia, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e presidente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RJ), que completa, em 30 de abril, mais um ano de vida.

Como referência na área educacional, Niskier teve a oportunidade de palestrar em Congressos Internacionais de Educação da Legião da Boa Vontade (LBV), na capital paulista e na cidade do Porto, em Portugal. E a permanente preocupação do diretor-presidente da LBV de propiciar às camadas  sofridas da sociedade acesso a uma Educação na qual seja possível aliar a instrução à Espiritualidade Ecumênica é, no dizer do professor, “um esforço notável. Paiva Netto está trazendo uma metodologia escolar inédita, que precisa de professores especializados que não estão disponíveis na praça e, portanto, terão de ser preparados dentro de uma sistemática original e revolucionária do ponto de vista pedagógico”.

Nascido em 30 de abril de 1935, Arnaldo Niskier é o sétimo ocupante da cadeira nº 18 da Academia Brasileira de Letras. Eleito em 22 de março de 1984, sucedeu Peregrino Júnior e foi recebido, em 17 de setembro de 1984, pela acadêmica Rachel de Queiroz. Ele ainda presidiu a Casa entre os anos de 1998 e 1999.

Na área educacional, Niskier é bacharel em Matemática e licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UERJ; bacharel em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UERJ. doutor em Educação, catedrático por concurso de Administração Escolar e Educação Comparada. Além disso, foi titular de História e Filosofia da Educação da UERJ.
____________________________________________________________________________
Fonte biográfica:academia.org.br/