Historiador e escritor Frei Rovílio Costa

Nathan Rodrigues

29/08/2016 às 09h33 - segunda-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h08

O trabalho realizado pela Legião da Boa Vontade (LBV) em mais de seis décadas de existência sempre recebeu destaque de personalidades brasileiras e internacionais. E o Portal Boa Vontade resgata, nesta seção, alguns desses memoráveis depoimentos.

Liliane Cardoso
Frei Rovílio Costa (E) e Paiva Netto em
fraterno encontro no sul do país.

Nesta semana, traremos as palavras do pesquisador, historiador e escritor Frei Rovílio Costa (1934-2009). Em certa oportunidade, afirmou: “Já publiquei mais de 2,6 mil títulos, com mais de 3 mil autores, dos mais diversos pensamentos. No caso do livro As Profecias sem Mistério, de Paiva Netto, pela posição de ideias e atitudes tomadas, o diálogo flui. (...) A LBV, para a qual eu contribuo, está construindo verdadeiros caminhos da mensagem de São Francisco: de Paz e de Bem.”

LEIA TAMBÉM:
+ Paiva Netto escreve: "Homenagem a Frei Rovílio"

Amigo de longa data da Instituição de seu diretor-presidente, Frei Rovílio Costa nasceu na cidade de Veranópolis, em 20 de agosto de 1934. Era um dos maiores pesquisadores e editores de livros sobre a imigração no Rio Grande do Sul, publicando milhares de títulos que narram, por exemplo, a história da imigração italiana, alemã e judaica.

Era licenciado em Filosofia e Pedagogia, mestre em Educação e livre docente em Antropologia Cultural, sendo nomeado, em 2005, como Patrono da 51ª Feira do Livro de Porto Alegre.