Congresso Brasileiro de Esperanto abre calendário esperantista mundial

Da redação

20/01/2015 às 14h07 - terça-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

Vivian R. Ferreira


Rio de Janeiro, RJ — Entre os dias 23 e 27 de janeiro, ocorre a 50ª edição do Congresso Brasileiro de Esperanto, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Campus Francisco Negrão de Lima, Maracanã. O evento, considerado o maior congresso nacional do idioma, abre o calendário esperantista do novo ano que se inicia.

MAIS
+ Conheça a língua internacional
+ Veja a programação do evento
+ Saiba como chegar no local
+ Aprenda esperanto


Simultaneamente, ocorre o 35º Congresso da Juventude Esperantista Brasileira. Ambos os eventos são organizados pela Associação Esperantista do Rio de Janeiro (AERJ), com o apoio da Liga Brasileira de Esperanto (BEL), e discutem o tema Congresso do Jubileu de Ouro – Nós conseguimos?. A escolha do assunto se deu pela relevância da edição do encontro deste ano: são 50 congressos organizados pelo movimento brasileiro que, ao longo do tempo, definiu ideias, programas e projetos.

“Agora é hora de se pensar: quantos deles [ideias, programas e projetos] foram realizados? Em quais deles obtivemos pleno sucesso? Em quais erramos ou descuidamos? O que se perdeu? Em que precisamos melhorar e quais os caminhos a serem construídos a partir de agora?”, escreve a equipe da BEL em seu site oficial, convidando coidealistas brasileiros e estrangeiros para juntos celebrar, buscar respostas e construir o futuro do movimento esperantista.

Quem vier terá a oportunidade de participar de palestras, cursos de Esperanto, exibição de filmes, seminários, provas do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, apresentações culturais, entre outras atividades. Acompanhe em breve fotos e outras notícias no Portal Bona Volo.

Com informações do blog O Esperanto Ilustrado e do site oficial da Liga Brasileira de Esperanto