Com a presença de atletas paralímpicos, OAB/SP lança Projeto Inclusão+

Da redação

22/09/2016 às 16h11 - quinta-feira | Atualizado em 30/09/2016 às 17h37

A seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) promoveu, na noite de quarta-feira, 21, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma cerimônia especial para lançar oficialmente o Projeto Inclusão+. O evento contou com a presença de atletas e medalhistas paralímpicos, além de entidades parceiras, como a Legião da Boa Vontade.

Renata Tabach de Paiva
Dr. Marcos da Costa.

A campanha foi criada para ampliar os efeitos da Paralimpíada, sendo impulsionada também pela celebração de um ano de assinatura da Lei Brasileira de Inclusão e uma década de existência da Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promulgada pelas Nações Unidas. O projeto prevê a elaboração de cartazes sobre a empregabilidade, cultura e ambientes acessíveis, a fim de estimular a população a participar da causa dos direitos dos deficientes.

"Nós temos que aproveitar esse momento especialíssimo do Brasil, (...) celebramos as Paralimpíadas. Essa campanha pede calçadas sem buracos e inclinações, mais empregos, que os espaços culturais sejam mais acessíveis para as pessoas com deficiência, mais educação e mais respeito. É isso que pede a campanha que lançamos hoje com tantas entidades parceiras, inclusive a LBV", comentou o dr. Marcos da Costa, presidente da OAB/SP.

Renata Tabach de Paiva
Linamara Rizzo Battistella

O dr. Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da seção paulista da organização, também chamou a atenção para a importância da campanha, definindo-a como "muito oportuna e necessária para quem busca uma sociedade mais fraterna, mais justa e com as mesmas oportunidades."

"A grande mensagem da campanha é a de que a inclusão é real, pode acontecer, só depende de nós oferecermos as oportunidades e o esporte nos ensina isso. [Os atletas] são vencedores, medalhistas, são pessoas de sucesso e que têm uma deficiência", pontuou a sra. Linamara Rizzo Battistella, secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Homenagens

Renata Tabach de Paiva
A judoca Lúcia Teixeira Araújo

A cerimônia de lançamento ainda prestou uma homenagem aos atletas que representaram o Brasil na última edição dos Jogos Paralímpicos, realizados no Rio de Janeiro. Dentre os congratulados, estava a judoca Lucia Teixeira Araújo, medalha de prata na categoria até 57 quilos. À Super Rede Boa Vontade de Comunicação (Rádio, TV e internet), a esportista enviou uma mensagem de incentivo a todas as pessoas com deficiência: "Não desistam do seu sonho, vão até o final. Persista, porque nós somos capazes de fazer tudo".

Renata Tabach de Paiva
A velocista Terezinha Guilhermina, recordista paralímpica.

A velocista Terezinha Guilhermina, atleta cega mais rápida do mundo, tricampeã paralímpica e recordista mundial nas provas dos 100m, 200m e 400m, também marcou presença no evento. "A maior mensagem das Paralimpíadas é que somos tão humanos e brasileiros quanto as pessoas que nos assistiram e nos aplaudiram", reiterou.

"O Brasil conquistou o recorde de medalhas, saímos de 43 em Londres para 72 no Rio de Janeiro e de 42 atletas medalhados para 113. Foram 15 atletas com idade inferior a 23 anos, isso é um sinal de que temos um belo futuro", comenta Mizael Conrado, secretário do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). E completou: "O esporte é uma das principais ferramentas de inclusão. Ao mesmo tempo que resgata a autoestima, mostra para a sociedade o verdadeiro potencial de uma pessoa com deficiência".