Chilenos de Valparaíso enfrentam grave incêndio; integre a Corrente Ecumênica de Oração pelas vítimas

Da redação

14/04/2014 às 17h20 - segunda-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h00

Felipe Trueba/Lusa
Cerca de 1,2 mil pessoas participam dos trabalhos de combate ao fogo em Valparaíso, que avança pelas colinas da cidade

(Atualizada às 13h44 desta terça-feira, 15.)

Nessa segunda-feira, 14, o Chile pediu aeronaves à Argentina para combater o incêndio que, desde o último sábado, 12, se alastra pela cidade portuária de Valparaíso, que fica a 140 quilômetros da capital, Santiago.

O fogo destruiu 850 hectares — cada hectare corresponde a um campo de futebol — e 2.200 casas, além de deixar ao menos 15 mortos e afetar outras 10 mil pessoas, que foram retiradas do local.

O incêndio começou na tarde de sábado pelos morros que rodeiam o porto de Valparaíso e se alastrou rapidamente. Por causa do vento, que continua espalhando as chamas, os cerca de 1.300 bombeiros ainda tentam conter o fogo com a ajuda de brigadas da Corporação Nacional Florestal (Conaf), 21 helicópteros e aviões e 3 mil policiais. A presidenta chilena, Michelle Bachelet, afirmou nessa segunda-feira, que organizará “a maior operação aérea” para enfrentar “um incêndio de proporções jamais vistas”.

Esta é a segunda catástrofe que Michelle enfrenta desde que assumiu o segundo mandato presidencial no último dia 11 de março. O primeiro foi um forte terremoto no norte chileno, ocorrido em 1º de abril. Quando Bachelet estava por terminar seu primeiro mandato presidencial, em 2010, o país foi surpreendido por um dos piores terremotos da história recente, seguido por um tsunami.

Além de ser sede do Congresso chileno, Valparaíso (que fica ao lado do balneário de Viña del Mar) é um dos maiores pontos turísticos do Chile: a cidade colonial foi declarada, em 2003, Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
_________________________
*Com informações da Agência Brasil.

SÚPLICA A JESUS, O CRISTO ECUMÊNICO, O DIVINO ESTADISTA

Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo e seu Presidente-Pregador, José de Paiva Netto, rezam pelas vítimas dessa catástrofe, pedindo as bênçãos do Pai Celestial às vítimas e seus familiares, que enfrentam esse momento de grande desafio.

Integre esta Poderosa Corrente de Oração por meio da Prece do Pai-Nosso, a Oração Ecumênica de Jesus*:

Pai Nosso, que estais no Céu,
Santificado seja o Vosso Nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa Vontade
Assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia
Dai-nos hoje.
Perdoai nossas ofensas,
Assim como nós perdoarmos
Aos nossos ofensores.
Não nos deixeis cair em tentação,
Mas livrai-nos do mal,
Porque Vosso é o Reino,
E o Poder e a Glória
Para sempre. Amém!

___________________________
*Nota de Paiva Netto, Presidente-Pregador da Religião do Terceiro Milênio: Todos podem rezar o Pai-Nosso. Ele não se encontra adstrito a crença alguma, por ser uma oração universal, consoante o abrangente Espírito do Cristo Ecumênico. Qualquer pessoa, até mesmo ateia (por que não?!), pode proferir suas palavras sem sentir-se constrangida. É o filho que se dirige ao Pai, ou é o Ser Humano a dialogar com a sua elevada condição de criatura vivente. Trata-se da Prece Ecumênica por excelência.