Astronauta Edgar Mitchell volta à Pátria Espiritual

Janine Martins

06/02/2016 às 11h45 - sábado | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Arquivo BV

O astronauta da NASA Edgar Mitchell durante participação no Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV.

Voltou à grande Pátria Espiritual na última quinta-feira, 5, o astronauta norte-americano Edgar Mitchell. Professor e sexto homem a pisar na lua, ele integrou a missão Apollo 14 em 1971. Estava com 85 anos de idade  e desencarnou no dia do 45º aniversário de sua chegada ao satélite natural da Terra.

Ele nasceu em 17 de setembro de 1930, no Texas. Trabalhou na Nasa até aposentar-se, em 1972,  mas se manteve ativo. Em 2000, em viagem ao Brasil, participou da primeira sessão plenária do Fórum Mundial Espírito e Ciência, da Legião da Boa Vontade, realizado em outubro no Parlamento Mundial da Franternidade Ecumênica da LBV, em Brasília, DF. A iniciativa pioneira do diretor-presidente da LBV é um fórum permanente que conta com a participação de renomados cientistas, pesquisadores, filósofos e religiosos, do Brasil e do exterior. Assim tem como objetivo realizar um intercâmbio entre o conhecimento científico e as tradições religiosas. 

Ao se dirigir ao público, naquela ocasião, Mitchell declarou: "É um prazer estar aqui com Vocês (no ParlaMundi da Legião da Boa Vontade). Deixem-me começar dizendo que cientistas e místicos têm a mesma meta, ou seja, compreender a realidade. A diferença é que os místicos vêm fazendo isso há milhares de anos por meio de pesquisas sobre o interior dos seres humanos, e os cientistas são os que acabaram de chegar com muito sucesso nestes últimos 400 anos e consideram apenas os aspectos físicos. (...) Saibam que, quando aqui nos encontrarmos novamente, e com certeza isso vai acontecer, este campo em que hoje estamos interessados, que é o Ecumenismo (...), aproximando Ciência e Espiritualidade, nestes próximos anos estará mais forte do que hoje".

Ainda em viagem ao Brasil, o astronauta recebeu a Comenda da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica, na categoria hors-concours (ano 2000), honraria concedida pela Legião da Boa Vontade a expoentes das mais diversas áreas do saber humano. 

“Ao ver o Universo, senti o que os místicos já afirmaram há milênios: somos uma unidade, tudo está inter-relacionado. As estrelas, o Cosmo que via, eram a prova desta interligação”, descreveu. Relembrando experiências vividas na Apollo 14 e relacionando afinidades entre teses científicas e fundamentos espirituais sobre a consciência humana, o astronauta vislumbrou uma era histórica: “Sinto que nas últimas décadas houve uma crescente preocupação da comunidade científica com as questões espirituais, e, sem dúvida, agora é o momento de divulgar essas respostas para toda a sociedade, que está interessada em conhecê-las”.

Por ocasião de seu pronunciamento no Fórum Mundial Espírito e Ciência, Mitchell foi condecorado com o diploma de Embaixador Honorário da Boa Vontade para os Estados Unidos. “Sinto-me honrado, muito feliz com esta nomeação, porque a minha maneira de pensar, de interpretar as coisas, é muito semelhante à da LBV”, afirmou.

A Legião da Boa Vontade (LBV) e seu diretor-presidente, José de Paiva Netto, enviam as mais sinceras vibrações de Paz ao Espírito Eterno de Edgar Mitchell, extensivas aos seus familiares, amigos e admiradores de seu trabalho.