18ª edição do Prêmio Abradee destaca gestão de distribuidoras de energia

Da redação

23/06/2016 às 11h53 - quinta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Brasília, DF — A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) realizou, nessa quarta-feira, 22, a edição 2016 do Prêmio Abradee. A premiação é um reconhecimento às distribuidoras elétricas que mais se destacaram no cenário nacional. A cerimônia de entrega dos troféus ocorreu no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na capital federal.

José Gonçalo
O 18º Premio Abradee foi realizado na última, quarta-feira, 22, no auditório da Confederação Nacional da Indústria, 

A Energisa Boborema (PB), a Coelce (CE) e a Cemar (MA) foram as vencedoras na categoria principal desta 18° edição do prêmio. Entre as empresas com até 500 mil unidades consumidores espalhadas pelo Brasil, a CPFL Leste Paulista levou o prêmio na categoria Responsabilidade Social, já o Prêmio Abradee Nacional para as empresas deste porte ficou com a Energisa Borborema. Já entre as empresas com mais de 500 mil consumidores, a Coelce e a Cemar repartiram o Prêmio Abradee Nacional e a Coelce levou a melhor na categoria Responsabilidade Social.

Na cerimônia, estiveram presentes vários integrantes do setor energético brasileiro:

— O coordenador de Projetos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Francisco Anuatti; 
— A Conselheira da administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, Solange David;
— O presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), Nelson Leite;
— O Secretário-Executivo do Conselho de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Wagner Cardoso;
— O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo Pedrosa; 
— O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino; 
— Deputado federal Fábio Garcia;
— Diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata;
— Chefe do Departamento de Economia de Energia do Escritório de Pesquisa de Energia (EPE), Ricardo Gorini.

José Gonçalo
A Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) foi uma das empresas ganhadoras do prêmio Abradee Nacional. 

SAIBA MAIS SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio Abradee é a parte mais visível do Programa Benchmarking, cujo ciclo de atividades se repete a cada ano. A premiação é um meio de se estimular a cooperação e a melhoria da gestão das empresas associadas, através do reconhecimento de seus esforços em várias categorias, que se estendem da Gestão Econômico-Financeira e Gestão Operacional à Responsabilidade Social, incorporando aprimoramentos e aumentando a transparência e credibilidade, consolidando-se como referencial da qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica no Brasil. Os estudos são realizados com consumidores de todo o Brasil desde 1999, a partir de um questionário com perguntas utilizadas no cálculo do Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP) e dados da Pesquisa de Satisfação do Cliente Residencial. Assim a Abradee elabora o ranking por meio de apuração de dados com a colaboração das concessionárias associadas à entidade (estatais e privadas), e com a contribuição de parceiros renomados como os institutos Ethos e Innovare Pesquisa, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Estas entidades analisam e auditam os processos de gestão, operação e qualidade.

Colaboração: Janine Martins