16ª edição do Prêmio Abradee destaca gestão de distribuidoras de energia

José Gonçalo

18/07/2014 às 10h48 - sexta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h02

José Gonçalo
Vista parcial do público presente no evento.

Brasília, DF  A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) realizou nesta quinta-feira, 17, a edição do Prêmio Abradee 2014. A premiação é um reconhecimento às distribuidoras elétricas que mais se destacaram no cenário nacional. A cerimônia de entrega dos troféus ocorreu no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na capital federal.

Entre as empresas com até 500 mil unidades consumidoras espalhadas pelo Brasil, a Companhia Nacional de Energia Elétrica, de São Paulo, foi a vencedora em três categorias do Prêmio: Abradee Nacional, Responsabilidade Social e Avaliação pelo Cliente. Contudo, entre as empresas de distribuição ainda maior, a premiação máxima ficou com a Elektro, também de São Paulo, destacando-se nas categorias Responsabilidade Social, Qualidade da Gestão e Gestão Operacional. No grupo das distribuidoras de menor porte, o Prêmio Abradee de Gestão Operacional ficou com a CPFL Leste, do interior paulista. Com o prêmio Abradee Região Norte/Centro-Oeste, a Enersul, foi outra prestigiada no evento, representando o povo mato-grossensse.

Na cerimônia, estiveram presentes vários integrantes do setor energético brasileiro:

— O coordenador de Projetos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Francisco Anuatti; 
— O presidente do Conselho de Administração e superintendente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Luiz Barata; 
— Hermes Chipp, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); 
— José Fernandes, diretor de Politicas e Estratégia  da Confederação Nacional da Indústria (CNI); 
— Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME); 
— O presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), Nelson Fonseca; 
— O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino; 
— Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ);
— Mauricio Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE);
— Ludimila Calijorne, diretora de Pesquisas de Mercado do Instituto Innovare – Pesquisa de Mercado e Opinião.


José Gonçalo

A premiação é um meio de se estimular a cooperação e a melhoria da gestão das empresas associadas, através do reconhecimento de seus esforços em várias categorias, que se estendem da Gestão Operacional e Responsabilidade Social à Gestão Econômico-Financeira.

SAIBA MAIS SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio Abradee é a parte mais visível do Programa Benchmarking, cujo ciclo de atividades se repete a cada ano. A premiação é um meio de se estimular a cooperação e a melhoria da gestão das empresas associadas, através do reconhecimento de seus esforços em várias categorias, que se estendem da Gestão Econômico-Financeira e Gestão Operacional à Responsabilidade Social, incorporando aprimoramentos e aumentando a transparência e credibilidade, consolidando-se como referencial da qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica no Brasil. Os estudos são realizados com consumidores de todo o Brasil desde 1999, à partir de um questionário com perguntas utilizadas no cálculo do Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP) e dados da 16ª Pesquisa de Satisfação do Cliente Residencial. Assim a Abradee elabora o ranking por meio de apuração de dados com a colaboração das concessionárias associadas à entidade (estatais e privadas), e com a contribuição de parceiros renomados como os institutos Ethos e Innovare Pesquisa, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Estas entidades analisam e auditam os processos de gestão, operação e qualidade.