CBF anuncia Dunga como novo técnico da Seleção Brasileira

André Gonçalves

22/07/2014 às 11h28 - terça-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h02

Liliane Cardoso
O novo técnico do Time Brasileiro durante entrevista ao repórter Charles Viana, do Boa Vontade Esporte, concedida em 2014 na capital gaúcha.


Dunga está de volta à Seleção Brasileira. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta terça-feira, 22, o retorno do treinador, que comandou o Brasil na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Já está definido também o técnico do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O escolhido é Alexandre Gallo, que até agora trabalhou com o time sub-20 e conhece a nova geração nacional.

Vale registrar que na primeira passagem de Dunga como técnico, os resultados foram satisfatórios. O Brasil conquistou a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações de 2009, além de ter encerrado as eliminatórias para o Mundial na primeira colocação. Entretanto, na Copa, a Equipe foi eliminada nas quartas de final, pela Holanda.

Como treinador da Seleção, disputou 60 partidas. Foram 42 vitórias, 12 empates e apenas seis derrotas. 

Após deixar o Time Brasileiro, o capitão do Tetra teve apenas um trabalho como técnico: no Internacional, contratado em janeiro de 2013. O clube conquistou o Campeonato Gaúcho daquele ano, com direito a vencer os dois turnos da competição. Mas durante o Campeonato Brasileiro veio a demissão, no começo de outubro, após quatro derrotas consecutivas. Com o técnico, o Colorado disputou 53 partidas, com 26 vitórias, 18 empates e 9 derrotas.

Dunga substitui Luiz Felipe Scolari, que não teve o contrato renovado após as derrotas da Seleção na Copa disputada no Brasil. Nas semifinais, o Time foi goleado pela Alemanha por 7 a 1, em Belo Horizonte, MG, e na decisão do terceiro lugar, perdeu para a Holanda por 3 a 0, em Brasília, DF.